13 de fev. de 2012

"VADA A BORDO!"

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 13/02/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO


Uma das frases mais comentadas nas últimas semanas talvez tenha sido a do chefe da Capitania de Livorno, Itália, ao Comandante do navio Costa Concordia enquanto naufragava. Ele disse: “VADA A BORDO!...” Em português, uma tradução seria: “Vá para o navio!”
A embarcação mais famosa da história não foi o Costa Concordia. Nem tampouco o Titanic. Você deve ter ouvido sobre ela quando criança. É a Arca de Noé. Você se lembra? Por ordem Divina, Noé construiu uma arca para sobreviver ao dilúvio com toda sua família e representantes das espécies do mundo.
Curiosamente, antes de o dilúvio começar, o Todo-Poderoso disse a Noé: “Vá para o Navio!”. Se tivesse dito em italiano, a frase seria “Vada a bordo!”
Só que Noé obedeceu ao comando – diferentemente do Capitão Francesco Schettino. E como resultado, o navio resistiu à maior tragédia climática da história do mundo –  muito maior que uma rocha no mar ou um iceberg. E a história de Noé ainda conta com um pequeno detalhe: todos se salvaram sem que o navio afundasse!
Nada é por acaso! Há aí uma lição importante de responsabilidade e comprometimento para todos. E ela também se aplica aos negócios.
Quem quiser resistir e sobreviver a dificuldades, sofrimentos, contas a pagar, problemas de saúde, drogas, etc, tem que se concentrar em si mesmo, em seu próprio navio. Não se trata de isolar-se numa ilha, mas de prosseguir navegando livremente nos mares munido de convicção e discernimento, sem desviar os olhos de sua causa, sem ausentar-se de seu posto!
“Vá para o navio” significa o dever de “entrar” dentro dele, e não se afastar dali. Significa “ter foco” nos seus valores pessoais, em seu negócio ou em sua profissão. Na prática, isto se traduz como “dedicar-se a entendê-lo do melhor e mais efetivo modo possível”. Só assim você saberá determinar a rota segura a percorrer e evitar os riscos de um naufrágio.
Noé permaneceu junto dos seus passageiros o tempo todo, dentro do navio. Noé assegurou a todos seus passageiros as condições ideais para descerem em terra firme, sem mortes, sem desaparecimentos e nem sofrimento ou angústia.
Concentre-se! Vá para o seu “navio”. Permaneça aí. Assim o sucesso estará a seu alcance.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473