ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Gerentes ineficazes passam grande parte de seu tempo
resolvendo problemas de seus subordinados. Está errado! Contudo, não é fácil
adotar uma disciplina que ponha as coisas nos eixos.
O livro “O Gerente Minuto” traz uma passagem que se converteu
em um método clássico, útil e altamente funcional para estabelecer a relação
correta entre líder e subordinado no que tange à gestão de problemas.
Boa leitura e reflexão:
“Logo que comecei a trabalhar aqui, descobri um problema
que precisa ser solucionado, mas não sabia o que fazer. Telefonei, portanto, para
o Gerente-Minuto. Quando ele atendeu, eu disse:
– Senhor, estou com um problema.
Antes que eu pudesse dizer mais uma única palavra,
ele respondeu:
–
Ótimo! Foi por isso que o contratamos.
E seguiu-se um silêncio mortal do outro lado do telefone.
Eu não sabia o que fazer de tão impactante que era o silêncio. Finalmente
consegui gaguejar:
– Mas, mas, senhor, não sei como resolver este
problema.
– Trenell – disse-me ele –, um de seus objetivos para o futuro será
identificar e solucionar os seus próprios problemas. Mas, como você é novo
aqui, suba e vamos conversar.
Quando cheguei lá, ele disse:
– Diga-me, Trenell , qual é seu problema... mas
em termos de comportamento.
– Termos de comportamento? – repeti. – O que é que o senhor quer dizer com “em termos de comportamento”?
– Quero dizer – explicou o gerente – que não desejo ouvir somente algo a
respeito de atitudes ou sentimentos. Conte o que é que esta acontecendo em
termos observáveis, mensuráveis.
Descrevi o problema da melhor forma que pude. Aí ele
respondeu:
– Muito bem, Trenell! Agora diga o que gostaria
que estivesse acontecendo, em termos de comportamento.
– Não sei – respondi.
– Neste caso, não desperdice meu tempo – retrucou
ele.
Durante alguns segundos, fiquei simplesmente
paralisado. Não sabia o que fazer. Mas, bondosamente, ele quebrou o silêncio.
– Se
não pode me dizer o que gostaria que estivesse acontecendo, então você não tem
ainda um problema. Está apenas se queixando. Só
existe um problema quando há uma diferença entre o que está realmente acontecendo e aquilo que você desejaria
que estivesse acontecendo.
Bem, sendo um cara que aprende depressa, me apercebi,
de repente, de que sabia o que eu queria que estivesse acontecendo. Depois que
lhe contei, ele pediu-me que dissesse o que poderia ter ocasionado a
discrepância entre o real e o desejado. Após minha explicação, o Gerente-Minuto
perguntou:
– Bem, o que é que você vai fazer a esse respeito?
– Bem, eu podia fazer A – eu disse.
– Se você fizesse A, aconteceria realmente o
que quer que aconteça? – perguntou
ele.
–
Não – respondi.
– Neste caso, sua solução não satisfaz. O
que mais poderia você fazer? – perguntou ele.
– Eu poderia fazer B – eu retruquei.
– Mas se fizer B, acontecerá realmente o que
você quer que aconteça? – voltou ele a perguntar.
– Não – compreendi de repente.
– Neste caso, é também uma solução má – disse
ele. – O que mais pode fazer?
Pensei durante uns dois minutos e disse:
– Eu poderia fazer C. mas se fizer C, o que quero
que aconteça não acontecerá tampouco, de modo que essa não é uma boa solução,
certo?
– Certo. Você está começando a compreender
– disse o
gerente com um sorriso. – Há mais alguma
coisa que você pode fazer?
–
Talvez eu possa combinar algumas dessas soluções – sugeri.
– Parece que vale a pena tentar isso – reagiu
ele.
– Para dizer a verdade, se eu fiz A esta semana,
B, na próxima e C dentro de duas semanas, o problema fica resolvido. Isto é
fantástico. Muito obrigado. O senhor resolveu o problema para mim.
Ele ficou
muito aborrecido.
– Não resolvi – interrompeu-me –, você mesmo o resolveu. Eu simplesmente lhe
fiz algumas perguntas – perguntas que
você pode fazer a si mesmo. Agora ao sair daqui comece a resolver seus prórios
problemas utilizando seu tempo, não o meu.
Claro, eu sabia o que ele tinha feito. Mostrara-me
como resolver problemas, de modo que eu mesmo pudesse fazer isso no futuro.
Depois, ele se levantou, olhou-me “olho no olho” e disse:
– Você é competente, Trenell. Lembre-se disto
na próxima vez em que tiver um problema.
Lembro-me que sai sorrindo da sala dele.”
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473