3 de fev. de 2012

A MELHOR GESTÃO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE SEUS SUBORDINADOS

ABRAHAM SHAPIRO

Gerentes ineficazes passam grande parte de seu tempo resolvendo problemas de seus subordinados. Está errado! Contudo, não é fácil adotar uma disciplina que ponha as coisas nos eixos.
O livro “O Gerente Minuto” traz uma passagem que se converteu em um método clássico, útil e altamente funcional para estabelecer a relação correta entre líder e subordinado no que tange à gestão de problemas.
Boa leitura e reflexão:

“Logo que comecei a trabalhar aqui, descobri um problema que precisa ser solucionado, mas não sabia o que fazer. Telefonei, portanto, para o Gerente-Minuto. Quando ele atendeu, eu disse:
– Senhor, estou com um problema.
Antes que eu pudesse dizer mais uma única palavra, ele respondeu:
– Ótimo! Foi por isso que o contratamos.
E seguiu-se um silêncio mortal do outro lado do telefone. Eu não sabia o que fazer de tão impactante que era o silêncio. Finalmente consegui gaguejar:
– Mas, mas, senhor, não sei como resolver este problema.
– Trenell – disse-me ele –, um de seus objetivos para o futuro será identificar e solucionar os seus próprios problemas. Mas, como você é novo aqui, suba e vamos conversar.
Quando cheguei lá, ele disse:
– Diga-me, Trenell , qual é seu problema... mas em termos de comportamento.
– Termos de comportamento? – repeti. – O que é que o senhor quer dizer com “em termos de comportamento”?
– Quero dizer – explicou o gerente – que não desejo ouvir somente algo a respeito de atitudes ou sentimentos. Conte o que é que esta acontecendo em termos observáveis, mensuráveis.
Descrevi o problema da melhor forma que pude. Aí ele respondeu:
– Muito bem, Trenell! Agora diga o que gostaria que estivesse acontecendo, em termos de comportamento.
– Não sei – respondi.
– Neste caso, não desperdice meu tempo – retrucou ele.
Durante alguns segundos, fiquei simplesmente paralisado. Não sabia o que fazer. Mas, bondosamente, ele quebrou o silêncio.
– Se não pode me dizer o que gostaria que estivesse acontecendo, então você não tem ainda um problema. Está apenas se queixando. Só existe um problema quando há uma diferença entre o que está realmente acontecendo e aquilo que você desejaria que estivesse acontecendo.
Bem, sendo um cara que aprende depressa, me apercebi, de repente, de que sabia o que eu queria que estivesse acontecendo. Depois que lhe contei, ele pediu-me que dissesse o que poderia ter ocasionado a discrepância entre o real e o desejado. Após minha explicação, o Gerente-Minuto perguntou:
– Bem, o que é que você vai fazer a esse respeito?
– Bem, eu podia fazer A – eu disse.
– Se você fizesse A, aconteceria realmente o que quer  que aconteça? – perguntou ele.
– Não – respondi.
– Neste caso, sua solução não satisfaz. O que mais poderia você fazer? – perguntou ele.
– Eu poderia fazer B – eu retruquei.
– Mas se fizer B, acontecerá realmente o que você quer que aconteça? – voltou ele a perguntar.
– Não – compreendi de repente.
– Neste caso, é também uma solução má – disse ele. – O que mais pode fazer?
Pensei durante uns dois minutos e disse:
– Eu poderia fazer C. mas se fizer C, o que quero que aconteça não acontecerá tampouco, de modo que essa não é uma boa solução, certo?
– Certo. Você está começando a compreender – disse o gerente com um sorriso. – Há mais alguma coisa que você pode fazer?
– Talvez eu possa combinar algumas dessas soluções – sugeri.
– Parece que vale a pena tentar isso – reagiu ele.
– Para dizer a verdade, se eu fiz A esta semana, B, na próxima e C dentro de duas semanas, o problema fica resolvido. Isto é fantástico. Muito obrigado. O senhor resolveu o problema para mim.
Ele ficou muito aborrecido.
– Não resolvi – interrompeu-me –, você mesmo o resolveu. Eu simplesmente lhe fiz algumas perguntas –  perguntas que você pode fazer a si mesmo. Agora ao sair daqui comece a resolver seus prórios problemas utilizando seu tempo, não o meu.
Claro, eu sabia o que ele tinha feito. Mostrara-me como resolver problemas, de modo que eu mesmo pudesse fazer isso no futuro. Depois, ele se levantou, olhou-me “olho no olho” e disse:
– Você é competente, Trenell. Lembre-se disto na próxima vez em que tiver um problema.
Lembro-me que sai sorrindo da sala dele.”
_________________ 



Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473