24 de fev. de 2012

TIPOS DE DECISÃO E O SUCESSO NO GERENCIAMENTO

ABRAHAM SHAPIRO
Dizem que a barba faz o rabino  e o hábito faz o monge. O que faz um gerente? Decisões.
Para quem vê de fora, decisões parecem todas iguais. Não são.
Imagine que você saiu do trabalho e foi em direção a sua casa. Em alguns minutos, você está à porta da garagem. Que caminho tomou? Por quais ruas você passou? Houve mais sinais vermelhos ou verdes? Não se lembra de nada? Então como você chegou aí?
Quando aprendeu a dirigir, você ficou programado nisso. Sinal vermelho é para parar, no verde se acelera, as placas têm significados específicos, enfim, você chegou ao ponto em que dirigir, hoje, é algo que faz sem pensamento consciente. É uma sequência de decisões programadas.
Suponha agora que no seu trajeto para casa um carro atravesse o sinal vermelho à sua frente. Você não dispõe de uma decisão programada pronta para uso. Você precisa de informações, por exemplo: a que velocidade ele está, e em que sentido vai. Você terá de agir instantaneamente: parar, acelerar, virar à direita, etc. Estas são decisões que se tomam a partir do nada, com pleno esforço consciente. São estas as decisões não-programadas.
Qualquer gerente convive com decisões programadas e não-programadas a cada momento. Mas as não-programadas exigem criatividade e disposição para aceitar riscos. Se ele não é criativo, é incapaz de reconhecer que determinada situação não é costumeira e que, portanto, exige consciência. Ele só se sente à vontade quando age por hábito. Sem treinamento, ele não saberá fazer uso de métodos mais exigentes de decisão.
Uma pesquisa de acidentes automobilísticos demonstrou que a maioria dos acidentes ocorre num raio de 16 km da residência dos acidentados. Ruas conhecidas nos levam a decisões programadas. Quando algo sai fora da programação: as chances de um acidente se elevam exponencialmente.
Não será este o problema dos seus gerentes? Eles sabem tomar boas decisões habituais programadas. Só gestores bem preparados estão prontos para decisões não-programadas. Eles atuam o tempo todo com elevado nível de consciência.
Agora... se você acha que este assunto nada tem a ver com você, pense melhor. Gerentes e vendedores SOMOS TODOS NÓS.... a toda hora.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473