ABRAHAM SHAPIRO
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
A Internet é democrática. Ela pode
impulsionar desde as pessoas que sonham com cinco minutos de fama até
políticos, artistas, empresários, você
e a sua empresa, também. Por que não? Caiu na rede, a coisa se espalha. Todo
mundo comenta. Quem não quer isto? Foi o
que aconteceu com a tal “Luiza do Canadá”, Felipe Neto, Rebecca Black e o
bebê risonho do comercial de um banco. E o que dizer dos soldados das Forças de Defesa de Israel
dançando a música de um sertanejo brasileiro?
Eles surgiram “do nada”. Apenas postaram vídeos ou textos na internet,
e a coisa pegou como fogo em grama seca.
Existem dicas que podem ajudar os
que querem usar a rede em busca da fama. O caminho mais curto é apostar no
bizarro, no estranho e no bom humor. Os hits, como o vídeo ‘Evolution of Dance’
partem disso. As pessoas tendem a compartilhar mais aquilo que consideram fora
da linha normal de pensamento.
Deve-se apostar na inovação. O
problema é que parece difícil. Há uma
tendência de se pensar que tudo já foi feito. Que não é possível criar coisas
novas. Isto é mentira!
Tenha coragem. Mas também cuidado. Antes
de sair por aí provocando gargalhadas nas pessoas, lembre-se de que seus atuais
ou futuros chefes poderão ter acesso a esse mesmo conteúdo.
Cada pessoa é uma marca. Isto
significa que é preciso pensar, pleanejar e calcular situações que não
comprometam hoje e amanhã o modo como se
deseja ser visto.
Atualmente, todas as empresas que
oferecem vagas pesquisam um pouco do candidato nas redes sociais. Por isso, não
seja tonto de ir publicando tudo o que faz.
Além do acesso ao perfil de futuros
empregados, as empresas também têm muito a lucrar com a rede, desde que estejam
preparadas para essa tarefa. O consumidor já descobriu que o poder está em suas
mãos e a propagação de elogios ou críticas é instantâneo. As marcas têm de ser mais reais,
transparentes e próximas do seu público. É melhor, por exemplo, explicar que o
produto não foi entregue por um problema com a logística do que passar por
ridículo ao dar uma resposta que todos sabem ser falsa.
É importante contratar um
consultoria para descobrir em qual das redes está o público que se quer atingir
e como ele se comporta. Às vezes, uma rede favorece mais o tipo de indústria A
e a outra, a B. O Twitter, por exemplo, é bastante útil para lidar com o humor
e divulgar promoções. Já o Facebook, por ser mais completo, pode ser uma
ferramenta no lançamento de produtos.
Agora, se a intenção for divulgar
seus dons artísticos ou sua banda, esqueça a segmentação e tenha um perfil em
todas as redes sociais. Os artistas têm de estar em todos os lugares e com uma
atuação muito mais dinâmica. Isso vai ajudá-los a identificar o público.
E não adianta reclamar que não
possui recursos. O grande benefício da internet é que ela rompeu as barreiras do
custo e oferece de graça – ou quase de graça – tudo o que se imagina: de
programas para edição de vídeos e fotos até ferramentas digitais para música
que antes chegaram a custar fortunas. Não
há desculpa para trabalhos de baixa qualidade.
O que falta para você e sua empresa
entrarem nessa?______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473