8 de fev. de 2012

TREINAR PESSOAS EXIGE CUIDADO

ABRAHAM SHAPIRO


Você sabia que treinar pessoas não é fácil? Sim, pois, não se trata de apenas informar. Muito menos de fazê-las fazer coisas. Treinar é um processo construtivo,  e como tal,  envolve várias etapas a serem implantadas, assimiladas e depois, superadas –  sempre com visão prática.
A psicologia e a pedagogia desenvolvem constantes pesquisas sobre a aprendizagem de crianças e adultos. Sempre há novas descobertas. Muitos dos experimentos começam com animais, e depois progridem para pessoas.  
Capacitação técnica e comunicação são áreas em que as empresas investem muito em treinamento de funcionários. Mas não é o dinheiro que determina o resultado. Mais importante é o método. Uma situação curiosa e engraçada, narrada por uma dona de casa, ilustra perfeitamente os erros que se cometem por aí:
“A nossa filha adotou um gatinho de rua. Para minha angústia, ele começou a afiar as unhas no encosto do sofá novo. ‘Não se preocupe’, disse meu marido, ‘vou treiná-lo rapidinho’. Observei durante vários dias o meu marido  ‘treinar’ o bichinho. Sempre que o gato arranhava o sofá, ele o punha para fora de castigo. O gato aprendeu depressa. Durante os dez anos seguintes, sempre que queria ir lá fora, o bichano arranhava o encosto do sofá”.
Isto mostra que nem sempre um processo aparentemente eficaz atinge o alvo desejado. Há especialistas e eles devem ser envolvidos para garantir o sucesso do treinamento e o retorno do investimento. Pessoas com ampla prática em treinamentos ajudam a fazê-los funcionar. Não me refiro a professores, porque é comum as universidades aproveitarem seus bons alunos para dar aulas assim que se formam. Isto significa que a maioria desses não tem prática real alguma. Quem aprende apenas com livros pode até saber responder questões importantes. Mas um treinamento significa primariamente “ensinar a fazer”. E só consegue isto quem, de fato, sabe fazer.
Finalizo com as palavras de Malcolm Gladwell: “Treinar não é o que a gente faz quando é bom, mas é o que faz a gente SER bom”.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473