ABRAHAM SHAPIRO
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
O livro “O Gerente Minuto” é uma
referência bastante confiável sobre a gestão de pessoas. Um dos trechos que
mais retratam a realidade do processo de contratação de funcionários, diz o
seguinte:
“Na maioria das empresas, quando você pergunta às pessoas o que elas
fazem e daí faz a mesma pergunta aos seus chefes, você obtém duas listas de
respostas diferentes. Na verdade, em algumas empresas em que trabalhei, se
aquilo que eu pensava serem minhas responsabilidade fosse o mesmo que o meu
chefe pensava, isso era pura coincidência. Depois, eu me metia em enrascadas
por não ter feito o que eu nem mesmo sabia que era minha função”.
Período de experiência é o tempo que
todas as empresas têm para verificar se a seleção que fizeram de qualquer
candidato a uma vaga foi acertada. É o prazo propício para treinar o recém-contratado
e ajustá-lo à sua filosofia e princípios, assim como ao nível de compromisso
esperado dele. Em geral, esse período dura de um a três meses.
Mas o que é preciso ser feito no
período de experiência?
A primeira obrigação da empresa é
apresentar ao funcionário uma descrição clara do cargo que ele ocupará. Aí
também se encaixa o panorama das práticas de negócios e de seus procedimentos
gerais. Devem-se agendar todos os treinamentos necessários que ajudarão o
funcionário a cumprir os requisitos, além de se explicar a ele como e quando será avaliado.
Muitas empresas não chegam nem perto
de fazer isto. Mesmo com toda boa intenção de seus RH´s, acabam ficando só na
vontade.
Reflita sobre como anda a sua e
corrija o que estiver errado. A começar pelas ações com os funcionários em
experiência.
E para concluir este boletim, vai
aqui mais um trecho do Gerente Minuto para seu deleite:
“A maioria dos gerentes sabe o que
quer que seu pessoal faça. Mas
simplesmente não se dão ao trabalho de dizer isso de uma maneira que eles
entendam. Supõem que já deveriam saber. Como resultado, os funcionários
trabalham o mínimo possível. E esse é o problema, hoje, com a maioria das
empresas. Seu pessoal realmente não produz nem quantitativa, nem
qualitativamente. E grande parte desse desempenho medíocre no mundo dos
negócios deve-se simplesmente ao mau gerenciamento de pessoas.”______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473