17 de fev. de 2012

O VAREJO MULTICANAL

ABRAHAM SHAPIRO
A personalização ou, para quem prefere, a customização do atendimento, que nada mais é que prestar um serviço sob medida para o cliente, não é um tema novo para o varejo. Já vem sendo explorado, porém, pouco praticado em grande parte do comércio – o que é uma pena!
Agora, além de necessidade de se aprender a como customizar tudo, existe também a carência de se aprimorar o atendimento frente a um cenário fortemente pressionado pelas novas tecnologias e hábitos de consumo. A Internet já está fazendo definitiva diferença no consumo de produtos e serviços onde poucos acreditavam que ela chegaria tão rápido.
Assim, a primeira grande exigência atual de qualquer empresa é a presença de sua marca na internet e, depois, nas mídias sociais.  Isto se traduz como novas formas de atendimento, já que as experiências de compra estão se aprimorando e os clientes passam a valorizar o atendimento independentemente do canal de venda. O cliente quer poder escolher entre comprar na loja ou pela homepage, se possível.
É claro que a loja física ainda é o ponto de venda mais importante para o varejo. Mas fechar os olhos de modo inconsequente para o mundo digital é assinar a obsolescência do negócio para muito em breve.
O ponto físico tem de continuar sendo um espaço bem trabalhado, com venda assistida, onde se oferece o atendimento personalizado, com grande poder de desempenho nas vendas.   Mas a presença na mídia  tanto tradicional como digital alia-se a tudo o que se pode oferecer de bom em atendimento e constrói-se, assim, uma marca forte e conhecida.
A venda, hoje, é obrigatoriamente multicanal, ou seja, ela acontece por meio eletrônico e físico. Esta é a evolução do varejo atual.  Evolução no sentido de promover integração e convergência entre todos os pontos de contato com o cliente: preço, estratégia de comunicação, catálogo, vendedor, homepage, Serviço de Atendimento ao Consumidor, serviços via Web etc.
O varejo brasileiro tem que se preparar para esta realidade.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473