27 de fev. de 2012

EURIDES, A MOTIVAÇÃO E A RESPONSABILIDADE

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 27/02/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO
Uma das coisas mais bonitas que já ouvi e com a qual concordo em 100% é: “Motivação é a arte de fazer as pessoas assumirem suas responsabilidades”.
Você acha difícil? Impossível? Um mal necessário? Na prática muitos chefes encaram esta máxima de modo negativo. Por isso eles são um fracasso.
Mas há um modo agradável de se chegar aos frutos desta máxima. Vou relatar o que ouvi de um dos líderes de maior sucesso em obter responsabilidade com verdeira motivação que conheci de perto. Seu nome é Eurides. Ele é gerente de produção de uma das empresas a que presto consultoria.  Leia o que diz ele:
“Primeiro, eu demonstro reconhecimento pelo trabalho do meu pessoal. Quando fico sabendo ou pego um deles fazendo algo bom, eu elogio na hora. Nessa ocasião, eu mostro que conheço suas habilidades e o que ele faz de positivo. Para que não pense que estou pedindo voto eleitoral, eu cito outras situações em que ele agiu em favor da empresa.
Depois, eu o lembro de que ele tem um compromisso com a equipe e com a empresa, e que eu só o mantenho no quadro de colaboradores porque confio em que suas atitudes cumprem esse compromisso.
Os resultados são muito bons. Há alguns dias o RH teve uma reunião com a minha equipe e após o evento o gestor da área veio me contar que o pessoal afirmou que eu luto pelo sucesso de todos eles. Isso é verdade. Eu digo a cada um que o quero vencedor, principalmente quando faço uma advertência”.
Este é o modelo de gestão do Eurides. Gostou? Não pense que são só palavras, não. Ele é e age desta forma, mesmo. Um de seus filhos também trabalha na empresa, e tornou-se líder em pouco tempo de casa. Eu fui analisar seus resultados. Questionei-o sobre sua rápida ascensão. Sabem o que eu descobri? O Eurides usou este mesmo método na educação de seus filhos.
Você acha que podia dar errado?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473