29 de fev. de 2012

O CHEFE AMIGÃO

ABRAHAM SHAPIRO
Falemos daquele chefe que tem carência de conseguir a estima dos membros de sua equipe. O sinal que ele emite nestas circunstâncias é claríssimo. Dificilmente ele fará algo para que as pessoas assumam suas responsabilidades. Ele as deixa soltas e transmite aos funcionários não-eficientes a sensação de que está tudo bem. Sabe por quê? Ele busca aprovação. Quer ser visto como bonzinho e ser amado.
Mas o que ele obtém com isso? Falta de confiança. Neste ambiente de trabalho as pessoas se comportarão sempre desconfiadas.
Um líder não se preocupa com ser querido. Ele proporciona as condições corretas para o pessoal ser produtivo e lhes comunica tudo de que eles precisam. Por causa disso ele é respeitado. O objetivo é diferente, portanto , o resultado será diferente e melhor.
Na relação líder - subordinado a motivação não resulta do sentimento “eu gosto de você”, mas de “eu o respeito”. Um é totalmente independente do outro.
Sabe o que o funcionário quer de verdade para se engajar nos processos e se comprometer com a empresa? Ele quer a verdade sobre os fatos e as razões daquilo que lhe é solicitado.
O funcionário quer boa e completa comunicação sobre o que está acontecendo com ele e com a equipe que integra. Ele espera ansiosamente por feedbacks positivos e negativos, já que qualquer feedback é melhor do que nenhum.
Último ponto importante: promessas cumpridas têm efeito milagroso sobre a estima do funcionário por seu superior. Se o chefe diz: “Volto a falar com você sobre isto na próxima semana” e realmente o faz, a relação entre eles terá motivações poderosas de confiança e compromisso. As pesquenas promessas quando cumpridas são importantes sinais de que há valores e princípios que regem a equipe.
Todo líder sabe que não será estimado por todos. Ele é pago para liderar, e não para criar amizades. Valorizar a animação e o otimismo é positivo. Mas não é sinônimo de ser amigão de todo mundo.

______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473