16 de fev. de 2012

OS QUATRO CRIVOS DAS BOAS IDEIAS

ABRAHAM SHAPIRO
Na empresa, ideias são tudo o que há de melhor. Por meio delas é que se consegue oferecer ótimos seviços, produtos de qualidade, satisfação de clientes, sacações bacanas de marketing, etc.
Acontece que nem toda ideia é útil. Nem toda ideia é prática. E é bem provável que você dirá: “Nem toda ideia é viável!” – com razão!
Para muitas das empresas com quem tenho mantido uma parceria enriquecedora, tenho também levado aos gestores alguns padrões que os auxiliam na seleção e definição das várias ideias que surgem.
Em algumas dessas empresas perdia-se tempo demais discutindo visões sem nenhuma conclusão que pudesse  convertê-las em ganho para o negócio. Foi neste cenário que propusemos quatro  perguntas básicas como regra de qualquer discussão sobre ideias e inovações.

Pergunta #1: “A ideia parece ótima? Ok. Como podemos transformá-la de fato, em algo prático?” Essa questão tem o poder de interromper as discussões filosóficas e embates pessoais para acionar a visão de realização. É quando tudo começa a acontecer de verdade.
Pergunta #2: Esta tem 3 interrogações: “Se esta ideia for implementada, como será mantida? Quem a manterá? A que custo? É imprescindível que se encontrem respostas para estas questões, pois, sem continuidade não há processo – e nem retorno. Entusiasmo é bom. Mas só entusiasmo custa caro.
Pergunta #3: “Após implantada a ideia, como será controlada? Quem irá controlá-la?” No bom português: “Quem fará as medições? De que modo? Com que frequência? Isto é óbvio, pois, o que não é controlado não gera condições para se tomar decisão. Logo, sem controle, nada se mantém, por mais interessante e bonito que seja.
Pergunta #4: “A ideia é sustentável?” Falarei de outro modo: “A ideia é viável para ser implantada hoje? Ela gerará recursos para se manter e ser aumentada daqui a um, três, cinco e dez anos? Se fôr um sucesso hoje, manterá o sucesso amanhã?
Submeta todas as ideias a estes quatro crivos, e em pouco tempo você terá colocado a sua empresa na rota de importantes inovações e melhorias.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473