ABRAHAM SHAPIRO
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Em inglês, há uma frase que diz:
“Publish or perish” – Publique ou
pereça. Ela se aplica a muitas situações. Vamos a uma que poderá reverter em
lucro para você.
Se a sua empresa tem uma página na
Internet, falta agora gerar conteúdo relevante e constantemente
atualizado. Isto é garantia de sucesso e
sobrevivência. Afinal, o que o seu consumidor ou cliente em potencial procura
quando faz uma pesquisa no Google ou visita o seu site? Ele quer informação
sobre alguma coisa de que necessita no momento. Pode ser o detalhe técnico de
um caminhão que pretende comprar, a previsão do tempo para o próximo fim de
semana, algum vídeo engraçado para descontrair o estresse do dia a dia ou o
contato de um representante para complementar o orçamento de uma cotação.
Quanto mais prático, elucidativo ou
atraente for o conteúdo, mais chances terá de ser considerado, e as chances de
quem o acessou voltar interessado em novos conteúdos, em um orçamento ou em uma
compra direta... serão bem maiores.
Nos EUA, o conteúdo é levado tão a
sério que se transformou em um braço do marketing digital, chamado “content
marketing”, ou marketing de conteúdo, com vários sites e portais especializados
no assunto. No Brasil, curiosamente, o content marketing ainda é pouco
explorado, revelando talvez o pouco valor que damos ao que é nosso, uma
característica cultural, aliás.
Mas existe aí uma grande oportunidade.
E os benefícios serão colhidos por quem trilhar o caminho primeiro. Por este
meio, você poderá criar diferenciais e se aproximar de seus clientes e
consumidores. O primeiro passo é descobrir as maiores prioridades e
necessidades do seu público-alvo –
aquilo que eles mais procuram na internet. O segundo é desenvolver
material que atenda a estas necessidades com um alto grau de satisfação.
Como você vê, marketing de conteúdo
é uma área com grande potencial e que pode se desdobrar em várias atividades,
de acordo com o perfil de seu público, segmento de atuação e características da
empresa.
Veja a seguir cinco alicercer que
servem de referência para iniciar o seu Content Marketing com qualidade:
1. Tenha uma mensagem
principal: O marketing de conteúdo é, antes de tudo, uma forma de
relacionamento e envolvimento com o seu cliente. Portanto, não perca a
oportunidade de transmitir a imagem que deseja: credibilidade, versatilidade,
qualidade, etc.
2. SEO depende de conteúdo
relevante, e vice-versa: SEO é uma sigla que, em inglês: Search Engine
Optimization. Em português ela é conhecido como Otimização de Sites. No Brasil,
muitas empresas consideram que apenas o trabalho de SEO, ou seja, colocar os
site nas primeiras posições nas pesquisas do Google, é suficiente para gerar
negócios. Mas sem conteúdo que atraia o interesse dos visitantes, a otimização
se transforma em uma espécie de propaganda enganosa. Seu cliente pode encontrar
o site, mas não as informações que realmente procura ou deseja. Isso vai
frustrá-lo. Já conteúdo sem SEO é como ter um belo outdoor no meio do deserto.
Nesse caso, quem acaba se frustrando é você.
3. Encare o conteúdo como uma
prestação de serviço ao seu cliente potencial: Veja o exemplo do site da
Likestore, um aplicativo que transforma sua fan page no Facebook em uma loja.
Além das informações sobre o funcionamento e vantagens, o site possui manual
passo-a-passo para instalação e configuração que pode ser baixado. Já o portal
IDG Now! (www.idgnow.uol.com.br), voltado para profissionais de tecnologia,
oferece relatórios técnicos e estudos (White papers) em diversas áreas de TI.
4. “Espalhe” conteúdo pela
internet: Estude todas as oportunidades para criar conteúdos nas redes
sociais, mas lembre-se de que terá de seguir as características de cada uma. As
pessoas interagem de uma forma no Facebook e de uma forma diferente no Twitter,
por isso é preciso estudar suas diferentes linguagens e se adaptar a elas.
Procure as empresas no Brasil e no exterior que melhor utilizam esses sites e
avalie formas de implementá-las. Uma referência é a construtora Tecnisa (www.tecnisa.com.br),
presente em praticamente todas as redes e mídias sociais.
5. Incentive o compartilhamento e
a participação: Outra característica importante das redes e mídias sociais
é a de permitir que as pessoas comentem, avaliem e compartilhem o conteúdo que
lhes interessa, tornando-o mais dinâmico e aumentando seu potencial de
viralização.
Resta agora pôr mãos à obra!______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473