6 de fev. de 2012

A REAL VISÃO DO AMANHÃ

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 06/02/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO


Numa pequena cidade da Itália, noite de verão, a população se apinha no teatro para ouvir canções líricas. É a vez de um jovem tenor. Ele canta uma conhecida ária de ópera. No entanto, por mais que se esforce, sua interpretação é ruim. O povo, exigente e apaixonado,  começa a vaiar e a atirar ovos e tomates contra o iniciante que, indignado com a impaciência de todos, interrompe bruscamente a apresentação e, já quase chorando de raiva, proclama a todos:
- Vocês acham que a minha interpretação é ruim? Esperem até ouvir o barítono que virá em seguida!
Expectativa no amanhã! É comum as pessoas investirem esperanças em que o futuro será melhor do que o presente. Mas que garantia há?
Não tirar proveito do presente e esperar do futuro é talvez a causa-mãe de depressão, estresse e outras tantas doenças do corpo e da alma. Para quem adota este comportamento, o presente nada vale.
Os sábios disseram que “rico é aquele que extrai contentamento daquilo que tem”. Se eu não considero o presente, logo eu não o tenho. Acabo de torná-lo vão. O amanhã é que toma  espaço na mente. Portanto, sou paupérrimo. Tanto é verdade que a procrastinação já é um vício da sociedade moderna.  Como consequência, ninguém vê razão para o esforço. É comum qua as pessoas desejem resultados  sem luta, ganho fácil, sem prática justa.
Hoje eu não economizo. Gasto tudo o que tenho,  porque amanhã, penso, terei dinheiro sobrando.
Hoje não me alimento corretamente. Amanhã, imagino, terei tempo de sobra e saúde para escolher alimentos melhores.
Hoje, não estudo, “caio na balada” e no relax, pois ninguém é de ferro. Amanhã, calculo, terei um bom emprego e serei um vencedor.
O que estas pessoas encontram no futuro? Quase sempre o contrário.
A lição? Ou se aprende hoje o que é ser rico e vai-se assumindo, dia a dia,  o modo de pensar e agir dos ricos enquanto se economiza dinheiro para se ter um patrimônio amanhã, ou riqueza é um item que dependerá somente de um prêmio na loteria – o que reduz suas chances a próximo de zero. O mesmo se dá com a saúde, com a educação e tudo mais.
Quer a verdade? Aqui está: “Ninguém será amanhã o que não começar a se esforçar para ser hoje”. Nem você! Nem eu!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473