22 de fev. de 2012

A QUEDA DO UOL NA BOLSA

ABRAHAM SHAPIRO
Semana passada,  tive conhecimento da situação do desempenho do UOL na bolsa de valores de S. Paulo. Abriram o capital em 2005. Desde então, as ações da empresa teimaram em não andar para frente, passando a maior parte do tempo abaixo do preço do dia da abertura de capital. Em julho de 2011, a empresa controladora do UOL, Folhapar, lançou uma oferta para comprar todas as ações em circulação no mercado, e comprou.  Em janeiro último, a empresa fechou seu capital dando adeus à Bovespa sem chuva de papel picado e sem os grandes sorrisos que os fundadores estampavam na data da abertura. A matéria está na revista Exame de 08/fevereiro último.
Causou-me espanto uma das razões do malfadado projeto daquela que é considerada a maior empresa de Internet do Brasil.  Sabe do que estou falando? Então ouça isto.  Segundo a revista EXAME, o UOL não soube comunicar ao mercado as mudanças que promoveu em seus negócios.  Sem boa comunicação com os investidores, estes não compravam suas ações.
Vamos congelar a cena por um instante! O UOL não conseguiu comunicar? Mas o que é UOL? É o maior portal de conteúdo da América Latina... um dos maiores do mundo. É um portal de ... comunicação. Como é possível eles terem perdido tanto dinheiro por não saber comunicar?
E quanto a nós – você e eu? Estamos nos comunicando com os nossos clientes? E eles nos escolhem?  Ou preferem a concorrência? O que temos dito como elementos para que eles decidam por nós?
Você faz propaganda? O que você comunica nelas?
Cuide disso. Procure profissionais. Só não pense que você sabe o que fazer ou dizer. Não. Você não sabe. Olhe para o UOL. Por problemas de comunicação o UOL não prosperou na bolsa. Se uma empresa que se propõe a ser um portal de conteúdo não soube abordar seus clientes de modo eficaz, como não ficarão nossas empresas se acreditarmos que nós mesmos damos conta desse recado?
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473