2 de jun. de 2011

TEMPO PARA QUEM TEM

ABRAHAM SHAPIRO

Como organizar melhor o meu tempo?

Muita gente padece desta dúvida e permanece anos sem uma solução. Trata-se de uma questão que  envolve "n" aspectos  pessoais e comportamentais. Por isso, além das fórmulas e receitas, é preciso que cada um busque sua própria sabedoria sobre como administrar o tempo, já que depende até do funcionamento de seu organismo. No entanto, de modo geral, a gestão do tempo começa quando entendemos a diferença entre as tarefas que são urgentes e as que são importantes.

Urgente é tudo o que é necessário ser atendido ou feito com rapidez; que não pode ser retardado. Por exemplo:  ir ao banco pagar uma conta que vence hoje ou dar retorno à diretora da escola de seu filho que enviou um bilhete de convocação.

Já importante é aquilo que tem caráter essencial e determinante; o que é necessário. Pode ser importante que você vá visitar uma pessoa doente de sua família.

Diferenciar essas duas grandezas é básico para se alcançar o objetivo de ter a vida mais organizada.

Uma das coisas que mais me fizeram pensar em toda a vida foi o que me disse um empresário europeu que conheci há anos: “Onde há muito movimento, o tempo é curto. Quanto maior o agito da pessoa, mais carência de tempo ela terá. Se você quiser trabalhar melhor e com qualidade: desacelere, diminua a velocidade. Crie ciclos, e não viva a vida de modo linear. A repetição dá mais tempo, e enriquece mais do que as experiências novas e alucinantes em que todo mundo se deixa  viver a cada instante do dia a dia sem consciência e sem medida de qualidade. Esta é a razão de quase ninguém ter tempo atualmente!”.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473