18 de jun. de 2011

GERENTES GEREM RECURSOS... O TEMPO TODO

ABRAHAM SHAPIRO

Lidar com recursos é tudo que um gestor faz o tempo todo. Não saber utilizar as competências das pessoas, o orçamento financeiro e o tempo são indicativos que inviabilizam qualquer candidato a um posto de gerência. Gente, dinheiro e tempo!

Mas não é só. Em matéria de recursos, a coisa não fica no simples “saber usar”. É preciso mais. Um gerente deve saber como otimizar recursos.

O que é otimizar? Quando você sai do trabalho e faz o trajeto de volta para casa desviando do trânsito intenso com o fim de ganhar alguns minutos a mais de tranquilidade no lar você está otimizando o seu tempo. Otimizar qualquer coisa é melhorar o seu uso até o máximo possível ou necessário.

Faltavam poucos dias para o lançamento de um novo produto da empresa de meu cliente. Era hora do diretor reunir-se com o recém contratado Encarregado de Eventos, incumbido de planejar a festa. O rapaz abriu a planilha e começou a explicar. O diretor achou estranho o modo como ele dizia: “Aluguel de um canhão de laser... apenas x reais”... “Serviço de bebidas com vinhos e uíske... somente y reais”. Olhou o total do investimento e dividiu pelo número de convidados. Ficou assombrado com o valor per capita. Parecia mais caro do que uma rica festa de casamento em um buffet de S. Paulo.

O diretor fez perguntas ao encarregado. Observou que ele não tinha boa noção de valores. Suas respostas demostravam incapacidade para decidir sobre como fazer o melhor evento ao mínimo custo possível. Ele argumentava dizendo que a empresa é rica e que o evento tinha de impressionar os convidados. Mas em nenhum momento mostrou importar-se com o quanto iria gastar. Isto ficou mal perante o diretor que veio a saber depois que nos dois primeiros meses do tal encarregado na empresa, ele já havia contraído empréstimos financeiros de colegas para pagar contas pessoais. Seu perfil real não correspondia às características forjadas por ocasião de sua seleção.

Está claro. Uma pessoa inábil em gerir recursos pessoais, fatalmente não saberá administrar qualquer outro orçamento, pois, o que se faz por si, tende-se a fazer pelos outros... seja o mal, seja o bem!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473