ABRAHAM SHAPIRO
Confiança é fundamental numa negociação para que seja cooperativa e traga resultados úteis.
Todos sabem que confiança leva tempo, e exige memória para não se esquecer que está sendo construída.
Num relacionamento cliente-fornecedor, por exemplo, é normal que no princípio exista suspeita por parte de ambos. Mas o processo pode evoluir. Deve evoluir até chegar ao nível da cooperação. Irá depender do comportamento, da conduta pessoal e do cumprimento dos vários pontos estabelecidos.
Há regras práticas para se conquistar a confiança em negócios. Primeiro: seja coerente e jamais confuso, nem inconstante. Segundo: Opte pela clareza. Explique-se e defenda as suas posições evitando desentendimentos. Terceiro: Cumpra o que promete. Seja honesto, acima de tudo. Isto não significa obrigação de revelar tudo o que sabe. Certas posições não devem ser reveladas por razões próprias.
Evite portar-se como aqueles dois cachorros amigos, mas muito desconfiados um do outro, que passeavam numa praça quando, a certa altura, encontraram uma linda linguiça. Um diz para o outro:
- “Olha só, temos um ótimo lanche. Só falta o pão. Vá ver se consegue uma bisnaga nas vizinhanças!”
- “Eu não!” - diz o outro. “Depois você come a linguiça sozinho!”
- “Então vamos tirar à sorte” – o primeiro sugere.
Assim fizeram, e o cão escolhido fartou-se de repetir:
- “Tudo bem. Eu vou buscar o pão. Mas você não toca na linguiça até eu chegar, hein?!”
- “Tá bem” – diz o outro!
Passaram horas, dias, semanas, meses, invernos, verões, e o cachorro sempre ali, cuidando da linguiça.
Ao fim de alguns anos, já velho e com os pelos brancos, o guardião lá continuava em cima da lingüiça já ressequida pelo tempo. Até que pensou:
- “Meu amigo já deve ter morrido. Nunca mais aparece. Cá estou eu feito imbecil, guardando essa lingüiça. Vou mais é comê-la”.
E quando se prepara para deitar a boca na linguiça, o outro cachorro salta de trás de uma pedra e diz:
- “Se você toca nessa lingüiça, eu não busco o pão!”
Moral da história: Em negócios, a confiança é a parte mais importante para se garantir o ganha-ganha.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Confiança é fundamental numa negociação para que seja cooperativa e traga resultados úteis.
Todos sabem que confiança leva tempo, e exige memória para não se esquecer que está sendo construída.
Num relacionamento cliente-fornecedor, por exemplo, é normal que no princípio exista suspeita por parte de ambos. Mas o processo pode evoluir. Deve evoluir até chegar ao nível da cooperação. Irá depender do comportamento, da conduta pessoal e do cumprimento dos vários pontos estabelecidos.
Há regras práticas para se conquistar a confiança em negócios. Primeiro: seja coerente e jamais confuso, nem inconstante. Segundo: Opte pela clareza. Explique-se e defenda as suas posições evitando desentendimentos. Terceiro: Cumpra o que promete. Seja honesto, acima de tudo. Isto não significa obrigação de revelar tudo o que sabe. Certas posições não devem ser reveladas por razões próprias.
Evite portar-se como aqueles dois cachorros amigos, mas muito desconfiados um do outro, que passeavam numa praça quando, a certa altura, encontraram uma linda linguiça. Um diz para o outro:
- “Olha só, temos um ótimo lanche. Só falta o pão. Vá ver se consegue uma bisnaga nas vizinhanças!”
- “Eu não!” - diz o outro. “Depois você come a linguiça sozinho!”
- “Então vamos tirar à sorte” – o primeiro sugere.
Assim fizeram, e o cão escolhido fartou-se de repetir:
- “Tudo bem. Eu vou buscar o pão. Mas você não toca na linguiça até eu chegar, hein?!”
- “Tá bem” – diz o outro!
Passaram horas, dias, semanas, meses, invernos, verões, e o cachorro sempre ali, cuidando da linguiça.
Ao fim de alguns anos, já velho e com os pelos brancos, o guardião lá continuava em cima da lingüiça já ressequida pelo tempo. Até que pensou:
- “Meu amigo já deve ter morrido. Nunca mais aparece. Cá estou eu feito imbecil, guardando essa lingüiça. Vou mais é comê-la”.
E quando se prepara para deitar a boca na linguiça, o outro cachorro salta de trás de uma pedra e diz:
- “Se você toca nessa lingüiça, eu não busco o pão!”
Moral da história: Em negócios, a confiança é a parte mais importante para se garantir o ganha-ganha.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473