22 de jun. de 2011

DIFICULDADES DE INÍCIO DE CARREIRA

ABRAHAM SHAPIRO

Quero falar às pessoas que estão cursando uma faculdade e sonham com a empresa onde gostariam de começar sua trajetória profissional. Muitas delas gostariam de ter a certeza de que aquela companhia vai oferecer o que tanto esperam.

A notícia que tenho a dar é que não há como se ter essa garantia. Na prática quase tudo é bem diferente das nossas fantasias.

Conheço pessoas que já passaram por diversas empresas e áreas e ficaram decepcionadas por não terem encontrado a colocação profissional dos seus sonhos. Em decorrência disso, elas começam a achar que seu trabalho não é tão importante quanto julgavam, ou até que são inúteis. Casos assim indicam a ocorrência de um "desajuste crônico" daquilo que estes funcionários esperam da empresa ou do escopo de seu trabalho.

É perigoso generalizar percepções e por causa de alguns itens de insatisfação concluir que a empresa como um todo não é aquilo que se espera. Qualquer pessoa que ingresse numa nova empresa leva cerca de quatro meses para compreender a sua cultura e estratégia. Isto mostra que nada acontece de repente.

A valorização do seu talento não depende de promoções constantes, nem apenas de feedbacks positivos, ou de aumento de remuneração e participação em projetos desafiadores. Na vida profissional você enfrentará ciclos que são fundamentais para a construção de uma carreira sólida. Muitos deles virão acompanhados de críticas, dúvidas, questionamentos e tarefas burocráticas não muito agradáveis.

Convém lembrar que por mais divertido que seja, todo trabalho tem atividades, pessoas e situações de que você não irá gostar tanto – em qualquer carreira e posição que ocupe. Tarefas “chatas” têm de ser feitas. Quando isso ocorre, a receita é “tenha bom ânimo”, pois, até o Agente 007 depois de uma missão cheia de adrenalina e emoção tem que se sentar e escrever um relatório. Portanto, saiba que você não é o único e não será o último.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473