ABRAHAM SHAPIRO
Imagine-se diretor de uma grande empresa e você acaba de receber um e-mail de um funcionário, cujo texto diz:
"Sr Fernandes
P/ meio desta gostaria de estar encaminhando anexo prop de trab da equipe que sou cordenad projetos integrados apresentando soluçoes que nossa empresa precisa devido os prob logísticos anteriormente apresentados.
A sua disposiçao
Tkx...
Roberto"
Você entendeu? Como se sentiria?
Houve um escritor que declarou haver três regras para escrever um bom romance. E completou dizendo: “o problema é que ninguém sabe quais são”.
Para se escrever um ótimo relatório ou uma proposta eficaz também é assim. Não se trata de descobrir quais são as regras, mas acima de tudo, de saber o que funciona e o que não funciona.
A maior satisfação da vida profissional é constatar que aquilo que você escreveu causou o impacto que desejava e foi persuasivo. Isto acontece quando as pessoas usam o que você escreveu. Sim, é claro, pois, escrever bem é um diferencial para o profissional de hoje. A boa escrita não indica apenas domínio da língua, mas alta capacidade de comunicação, raciocínio estruturado, cultura e atenção a detalhes. Estas são características pessoais bastante valorizadas pelas organizações atualmente.
Um texto bem escrito consiste de palavras simples e curtas, e de parágrafos breves, fáceis de ler.
Sempre é possível transformar tudo numa linguagem clara, legível e objetiva, sem lançar mão de abreviaturas.
Para se conseguir este resultado, estudar e aprender regras gramaticais é fundamental. Esta é uma habilidade essencial de pouco interesse entre jovens recém formados, já que a maior parte das universidades dá pouca ou nenhuma prioridade à escrita. Os professores apenas criticam ou fazem piadas sobre o quão ridícula é a expressão escrita de seus alunos – como tanto se vê na Internet. Mas profissionais bem-sucedidas em qualquer área se comunicam bem quando escrevem, e pouca gente alcança posição de destaque sem dominar esta arte.
Portanto, mexa-se. Sua vida profissional pode estar em apuros por esta deficiência. Comece a estudar português e redação hoje mesmo. Invista naquilo a que poucos dão valor, pois, assim suas chances de sucesso se ampliam vertiginosamente. Eu garanto.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Imagine-se diretor de uma grande empresa e você acaba de receber um e-mail de um funcionário, cujo texto diz:
"Sr Fernandes
P/ meio desta gostaria de estar encaminhando anexo prop de trab da equipe que sou cordenad projetos integrados apresentando soluçoes que nossa empresa precisa devido os prob logísticos anteriormente apresentados.
A sua disposiçao
Tkx...
Roberto"
Você entendeu? Como se sentiria?
Houve um escritor que declarou haver três regras para escrever um bom romance. E completou dizendo: “o problema é que ninguém sabe quais são”.
Para se escrever um ótimo relatório ou uma proposta eficaz também é assim. Não se trata de descobrir quais são as regras, mas acima de tudo, de saber o que funciona e o que não funciona.
A maior satisfação da vida profissional é constatar que aquilo que você escreveu causou o impacto que desejava e foi persuasivo. Isto acontece quando as pessoas usam o que você escreveu. Sim, é claro, pois, escrever bem é um diferencial para o profissional de hoje. A boa escrita não indica apenas domínio da língua, mas alta capacidade de comunicação, raciocínio estruturado, cultura e atenção a detalhes. Estas são características pessoais bastante valorizadas pelas organizações atualmente.
Um texto bem escrito consiste de palavras simples e curtas, e de parágrafos breves, fáceis de ler.
Sempre é possível transformar tudo numa linguagem clara, legível e objetiva, sem lançar mão de abreviaturas.
Para se conseguir este resultado, estudar e aprender regras gramaticais é fundamental. Esta é uma habilidade essencial de pouco interesse entre jovens recém formados, já que a maior parte das universidades dá pouca ou nenhuma prioridade à escrita. Os professores apenas criticam ou fazem piadas sobre o quão ridícula é a expressão escrita de seus alunos – como tanto se vê na Internet. Mas profissionais bem-sucedidas em qualquer área se comunicam bem quando escrevem, e pouca gente alcança posição de destaque sem dominar esta arte.
Portanto, mexa-se. Sua vida profissional pode estar em apuros por esta deficiência. Comece a estudar português e redação hoje mesmo. Invista naquilo a que poucos dão valor, pois, assim suas chances de sucesso se ampliam vertiginosamente. Eu garanto.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473