30 de jun. de 2011

A PONTA DO ICEBERG

ABRAHAM SHAPIRO

Você já sabe, mas talvez não tenha feito a devida correlação. Um iceberg é um enorme bloco ou massa de gelo que se desprende das geleiras existentes nas calotas polares. Eles representam um enorme perigo à navegação especialmente por um fato muito curioso: o que se vê de um iceberg geralmente representa menos de dez por cento de seu tamanho real. Os demais cerca de 90% permanecem submersos no oceano. Por isso é que se diz popularmente que "isto ou aquilo é apenas a ponta do iceberg", referindo-se a situação que deve ser muito maior do que aparenta ser.

Pois bem. Os fatos da vida têm muito a ver com a ilustração de um iceberg.

Nossa interpretação corresponde, quase sempre, apenas ao que poderia se chamar “visível aparente”. O oculto e “não aparente” ficam quase sempre fora do foco de nossa visão, e assim vamos somando interpretações parciais às crenças de que estamos certos, enquanto o resto do mundo - injusto e errado – é nosso inimigo ou opositor contumaz.

O que é a realidade? É o que vemos com nosso cérebro ou com os olhos?

A ciência demonstra que nosso cérebro não sabe a diferença entre aquilo que vemos em nosso ambiente e aquilo de que nos lembramos. São as mesmas redes neurais específicas que entram em atividade em uma e em outra situação. Logo, cabe perguntar novamente: o que, de fato, é a realidade?

Uma coisa podemos tomar como certa a fim de atingir uma vida com qualidade: os eventos ou fatos que acontecem são a realidade objetiva da vida. O modo como os encaramos, porém, é totalmente subjetivo; depende do propósito que queremos dar a eles.

Pense, portanto, que a árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê. Todos nós temos o poder de recriar a realidade a fim de ser melhores ou obter o melhor do mundo e dos fatos. É exatamente como disse William Blake, filósofo inglês: “Não vemos com nossos olhos, mas através deles”
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473