16 de ago. de 2010

O MITO DO RELAX

Artigo publicado no JL - Jornal de Londrina, em 16/08/2010, na coluna Profissão Atitude

ABRAHAM SHAPIRO

Uma recente publicação do Wall Street Journal discutiu os resultados de um estudo fascinante. As pessoas que trabalham sob alta pressão buscam freqüentemente tirar para si, um tempo para se distanciar de tudo, relaxar e “descomprimir”, já que o senso comum assume ser este o procedimento padrão para aliviar os efeitos acumulativos da tensão.

Os resultados do estudo indicam que um ciclo de forte tensão seguido por uma relaxação absoluta não faz mais que prejudicar a saúde física e mental de quem sofre stress crônico.

A única coisa que realmente ajuda é aprender a responder de maneira eficaz às situações que podem produzir tensão quando estas se apresentam e estabelecer com elas uma relação correta. Relaxar em si não cura a tensão. Reformar a conduta diária, sim. Eis o modo correto de atingir uma vida menos estressada, pois, significa melhorar a qualidade de vida.

Entre tantos outros, este é um conceito que precisa ser melhor estabelecido em nossa sociedade carente de conceitos. O modo pelo qual pautamos a vida atual nos induz a entender a liberdade, por exemplo, como “estar livre de dar atenção, de preocupações e das cargas normais da vida”. Em outros termos, a liberdade, no conceito geral, equivale à relaxação total.

Mas isto não é verdade. É uma ilusão. Vivemos em um mundo de detalhes e minúcias que a própria ciência desconhece.

Liberdade significa possuir a capacidade de usar o livre-arbítrio para se desenvolver e crescer. Muitos pensam que são livres, quando na verdade são escravos dos modismos da sociedade. Escravidão é agir sem pensar, seguindo desejos e impulsos momentâneos.

O mais valioso trabalho desta vida consiste em sair desta escravidão e caminhar para a verdadeira liberdade, e não abrir tempo para relaxar ou dedicar-se a viagens maravilhosas. Trata-se de dominar tudo, e não deixar-se controlar por nada.

Há quem esteja escravizado pelo descanso e necessidades sociais, assim como aqueles rotulados como workaholics. Ao mesmo tempo há pessoas que sabem viver sua liberdade de modo pleno e trabalham em ritmo alucinante. O poder da vida em conformidade aos objetivos da criação está posto no modo como se fazem as coisas, e não nelas.
______________________


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473