ABRAHAM SHAPIRO
Cheguei à empresa antes do horário marcado em agenda. Os funcionários trabalhavam num imenso salão aberto. Quando o diretor me atendeu, disse que necessitava de um trabalho meu sobre a medida da produtividade do pessoal e depois um treinamento geral de conscientização aos funcionários. Estranhei o pedido. Era muito específico. Eu tinha a impressão de que todos ali trabalhavam comprometidos. Disse isso ao meu interlocutor. Ele começou a rir. Pensou por uns instantes, e então me falou: “Não se engane, Sr Shapiro. Eles criaram uma técnica de não fazer nada e parecerem bons trabalhadores. Descobrimos isto após a instalação de microfones por toda a área da administração”.
Em seguida ele ligou um aparelho de CD e comecei a ouvir o que haviam gravado. Era um horror. Os funcionários mais velhos davam instruções aos novatos e recém-contratados de como se comportar enganosamente. Ali estava a autêntica farsa do trabalho suado diante dos meus ouvidos.
Eis aqui algumas das barbaridades mais sórdidas que ouvi naquele dia. Caso você identifique uma ou outra em sua empresa, não se desespere. Comece dando o benefício da dúvida, mesmo porque pode ser apenas uma indesejável coincidência. Mas no momento seguinte abra o olho. Pode ser um indício de que o tal esquema já chegou aí também. Parece epidêmico.
1. Nunca caminhe pela empresa sem um documento nas mãos. Segurando um documento, você parece ocupado e todos acham que você está indo para uma reunião importante. De mãos vazias, parece que você vai tomar café. Segurando um jornal, pensarão que vai ao banheiro.
2. Olhe para o computador o tempo todo seriamente . Todos pensarão que você está ocupado. Não importa se está lendo uma piada ou batendo papo no MSN. Fique sério o tempo todo.
3. Deixe a sua mesa sempre bagunçada. Isso dá a aparência de que você está trabalhando duro. Construa pilhas enormes de documentos e jamais se esqueça de que é o volume que conta.
4. Demonstre estar sempre impaciente e irritado. Seu chefe pensará que você está realmente ocupado.
5. Leve pelo menos três ou cinco dias para dar retorno aos e-mails de seus superiores. Quando perguntarem a razão da demora, diga que está sobrecarregado de atividades. Eles pensarão várias vezes antes de lhe passar novas tarefas. Outro truque interessante é emitir e-mails importantes fora do horário - por exemplo: 21h50m, 6hs - e também durante feriados e finais de semana.
6. Sempre que possível deixe o escritório mais tarde, especialmente se o seu chefe estiver por perto. E ao ir embora, passe na frente da sala do seu chefe.
7. Uma ou duas vezes por semana leve algum material para casa. Isso causa a falsa impressão de que você trabalha mais horas do que costuma.
8. Procure no dicionário palavras difíceis. Construa frases com elas. Use-as quando estiver conversando com o seu chefe. Lembre-se: ele não tem que entender o que você diz, desde que as coisas que ele ouve e o seu modo convicto de falar dêem a entender que você está certo.
Pois é. Havia registros incríveis no CD do diretor. Eu me restringi a estes por serem os mais emblemáticos.
Fique de olhos abertos no seu pessoal. Qualquer situação que despertar desconfiança, tente pegar de surpresa. Só não pense que sua percepção atual e inocente é correta. Há pessoas quase perfeitas na arte de enganar. Mas tenho para mim que o pior de tudo é você pagar para que eles façam isto.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Cheguei à empresa antes do horário marcado em agenda. Os funcionários trabalhavam num imenso salão aberto. Quando o diretor me atendeu, disse que necessitava de um trabalho meu sobre a medida da produtividade do pessoal e depois um treinamento geral de conscientização aos funcionários. Estranhei o pedido. Era muito específico. Eu tinha a impressão de que todos ali trabalhavam comprometidos. Disse isso ao meu interlocutor. Ele começou a rir. Pensou por uns instantes, e então me falou: “Não se engane, Sr Shapiro. Eles criaram uma técnica de não fazer nada e parecerem bons trabalhadores. Descobrimos isto após a instalação de microfones por toda a área da administração”.
Em seguida ele ligou um aparelho de CD e comecei a ouvir o que haviam gravado. Era um horror. Os funcionários mais velhos davam instruções aos novatos e recém-contratados de como se comportar enganosamente. Ali estava a autêntica farsa do trabalho suado diante dos meus ouvidos.
Eis aqui algumas das barbaridades mais sórdidas que ouvi naquele dia. Caso você identifique uma ou outra em sua empresa, não se desespere. Comece dando o benefício da dúvida, mesmo porque pode ser apenas uma indesejável coincidência. Mas no momento seguinte abra o olho. Pode ser um indício de que o tal esquema já chegou aí também. Parece epidêmico.
1. Nunca caminhe pela empresa sem um documento nas mãos. Segurando um documento, você parece ocupado e todos acham que você está indo para uma reunião importante. De mãos vazias, parece que você vai tomar café. Segurando um jornal, pensarão que vai ao banheiro.
2. Olhe para o computador o tempo todo seriamente . Todos pensarão que você está ocupado. Não importa se está lendo uma piada ou batendo papo no MSN. Fique sério o tempo todo.
3. Deixe a sua mesa sempre bagunçada. Isso dá a aparência de que você está trabalhando duro. Construa pilhas enormes de documentos e jamais se esqueça de que é o volume que conta.
4. Demonstre estar sempre impaciente e irritado. Seu chefe pensará que você está realmente ocupado.
5. Leve pelo menos três ou cinco dias para dar retorno aos e-mails de seus superiores. Quando perguntarem a razão da demora, diga que está sobrecarregado de atividades. Eles pensarão várias vezes antes de lhe passar novas tarefas. Outro truque interessante é emitir e-mails importantes fora do horário - por exemplo: 21h50m, 6hs - e também durante feriados e finais de semana.
6. Sempre que possível deixe o escritório mais tarde, especialmente se o seu chefe estiver por perto. E ao ir embora, passe na frente da sala do seu chefe.
7. Uma ou duas vezes por semana leve algum material para casa. Isso causa a falsa impressão de que você trabalha mais horas do que costuma.
8. Procure no dicionário palavras difíceis. Construa frases com elas. Use-as quando estiver conversando com o seu chefe. Lembre-se: ele não tem que entender o que você diz, desde que as coisas que ele ouve e o seu modo convicto de falar dêem a entender que você está certo.
Pois é. Havia registros incríveis no CD do diretor. Eu me restringi a estes por serem os mais emblemáticos.
Fique de olhos abertos no seu pessoal. Qualquer situação que despertar desconfiança, tente pegar de surpresa. Só não pense que sua percepção atual e inocente é correta. Há pessoas quase perfeitas na arte de enganar. Mas tenho para mim que o pior de tudo é você pagar para que eles façam isto.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473