ABRAHAM SHAPIRO
Um dos principais problemas enfrentados por muitos varejistas é a falta de diferenciação entre os concorrentes. Isto faz os consumidores verem as lojas como commodities. Sei que você já sabe disso.
Uma maneira de enfrentar esse problema é focar na melhoria da experiência dos consumidores na loja. Já pensou? Isto envolve mais itens do que apenas os serviços prestados – embora eles sejam importantes – e inclui todos os elementos que influenciam os consumidores como o layout da loja, as sinalizações, a iluminação, os serviços, a facilidade e rapidez de todas transações e do atendimento.
É muito importante também que os clientes encontrem o que procuram. Ter o estoque certo na hora certa é crucial. Como? É "estado da arte". É perseguir este ideal de modo quase fanático.
Nos próximos anos, os melhores varejistas do mundo irão cada vez mais se concentrar em oferecer aos consumidores uma experiência agradável, informativa, divertida e simplificada. Hoje, alguns varejistas de destaque já estão praticando iniciativas voltadas para a experiência do consumidor que lhes permitem se diferenciar e manter seu poder de preço.
Algumas cadeias de supermercado concentraram-se em criar um ambiente festivo, de mercado de rua, que faz da compra de alimento um evento prazeroso.
Varejistas de livros e música concentram-se na possibilidade de o consumidor passar tempo folheando livros ou ouvindo música em um ambiente confortável. Algumas lojas de departamentos trabalham para eliminar o aborrecimento de transações separadas para cada departamento. Como alternativa, embora ainda com foco no comércio próprio das lojas de departamentos tradicionais, estão copiando o apelo amigável ao cliente das lojas de desconto, oferecendo caixas centralizados, carrinhos de compras e corredores largos com ampla sinalização.
A palavra de ordem é proporcionar uma experiência. E se possível: memorável.
Quem lê Tom Peters já está familiarizado com estes termos e ideias. Há outros tantos consultores que seguem esta linha. O difícil é pôr em prática. Sem planejamento e marketing adequados, tudo não sai da esfera degradante da tentativa e erro, o que invariavelmente acaba custando caro e produz resultados traumáticos e por isso insalubres.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Um dos principais problemas enfrentados por muitos varejistas é a falta de diferenciação entre os concorrentes. Isto faz os consumidores verem as lojas como commodities. Sei que você já sabe disso.
Uma maneira de enfrentar esse problema é focar na melhoria da experiência dos consumidores na loja. Já pensou? Isto envolve mais itens do que apenas os serviços prestados – embora eles sejam importantes – e inclui todos os elementos que influenciam os consumidores como o layout da loja, as sinalizações, a iluminação, os serviços, a facilidade e rapidez de todas transações e do atendimento.
É muito importante também que os clientes encontrem o que procuram. Ter o estoque certo na hora certa é crucial. Como? É "estado da arte". É perseguir este ideal de modo quase fanático.
Nos próximos anos, os melhores varejistas do mundo irão cada vez mais se concentrar em oferecer aos consumidores uma experiência agradável, informativa, divertida e simplificada. Hoje, alguns varejistas de destaque já estão praticando iniciativas voltadas para a experiência do consumidor que lhes permitem se diferenciar e manter seu poder de preço.
Algumas cadeias de supermercado concentraram-se em criar um ambiente festivo, de mercado de rua, que faz da compra de alimento um evento prazeroso.
Varejistas de livros e música concentram-se na possibilidade de o consumidor passar tempo folheando livros ou ouvindo música em um ambiente confortável. Algumas lojas de departamentos trabalham para eliminar o aborrecimento de transações separadas para cada departamento. Como alternativa, embora ainda com foco no comércio próprio das lojas de departamentos tradicionais, estão copiando o apelo amigável ao cliente das lojas de desconto, oferecendo caixas centralizados, carrinhos de compras e corredores largos com ampla sinalização.
A palavra de ordem é proporcionar uma experiência. E se possível: memorável.
Quem lê Tom Peters já está familiarizado com estes termos e ideias. Há outros tantos consultores que seguem esta linha. O difícil é pôr em prática. Sem planejamento e marketing adequados, tudo não sai da esfera degradante da tentativa e erro, o que invariavelmente acaba custando caro e produz resultados traumáticos e por isso insalubres.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473