30 de ago. de 2010

CRISES E GRANDES LIÇÕES


Artigo publicado no JL - Jornal de Londrina, em 30/08/2010, na coluna Profissão Atitude



ABRAHAM SHAPIRO

Mauro Lazar Weiss é um forte empresário do comércio de móveis e decorações de primeiríssima linha em São Paulo, capital. Sua família atua há cinquenta anos no setor. Ele deu o seguinte depoimento sobre a sua experiência durante a recente crise econômica:

"Minha empresa tem meio século de existência. Meu pai fundou-a quando chegou da Europa, fugido da guerra.


Sempre achei que ninguém conhecesse nossos negócios como a minha família ou tivesse algo a acrescentar à nossa experiência. Somos líderes de mercado. Todos os concorrentes nos copiam. Quem poderia dar-nos orientação?


Chegou a crise de 2009. Fomos atingidos de frente. Não imaginávamos que as coisas ficassem tão ruins. Naquele momento, eu percebi que os nossos conhecimentos não davam conta. Precisávamos de algo novo. Mas eu não tinha de onde conseguir isto. Os funcionários não jogavam mais para valer. Eu não sabia como comprometê-los. Todos os livros que eu lia não ajudavam. Comecei a me desentender com meus irmãos e sócios. Em vez de enxergar uma luz, eu só via escuridão.


Uma fornecedora nos apresentou um profissional que fazia acompanhamento pessoal de empresários. Ela disse que isto se chama coaching. Meus preconceitos contra qualquer consultor eram enormes. Mas eu não tinha escolha. Resolvi fazer uma experiência. Aos poucos, o fulano me mostrou que gerir pessoas numa empresa é saber como elas funcionam e fazê-las produzir mais e melhor.


Eu era um rinoceronte no trato dos meus empregados. Passei a vê-los como a parte mais importante dos nossos negócios. Meu consultor me provocava o tempo todo. À custa daqueles desafios, meus relacionamentos começaram a melhorar. As dicas eram coerentes. Em agosto voltamos a atingir as metas de vendas e a trabalhar como uma equipe. Muitas coisas boas aconteceram depois. Ele nos orientou sobre vendas e marketing de modo eficaz e simples.


Eu hoje aconselho os empresários mais próximos a conhecerem uma consultoria. Não qualquer uma, mas as referenciadas por bons resultados. O executivo que atua na frente de batalha das vendas necessita do oxigênio de novos pontos de vista. Mas nessas horas, ele não encontra. O desespero bate. E ele começa a somar erro sobre erro.


Aquele consultor me ensinou a olhar para o que antes me parecia ordinário e a ver o extraordinário. Eu cresci e me desenvolvi como ser humano e como homem de negócios. Valeu a experiência!”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473