27 de ago. de 2010

METAS

ABRAHAM SHAPIRO

Fim do mês chegando. Você já agendou aquela sessão com sua equipe para análise dos números. As próximas metas serão anunciadas.

Leia bem isso antes de ir para esta reunião. Não adianta apresentar um número ao pessoal e achar que todos sairão em busca de atingi-lo no momento seguinte. Sem certificar-se de que é possível alcançá-lo, este será apenas mais um ato de enfraquecimento da sua liderança.

Um número a ser buscado como meta requer conhecimento prévio e análise da realidade interna e externa à empresa. Não se trata de um desejo seu ou da diretoria. Muito menos de qualquer sentimento que tenha origem no verbo "achar".

Qualquer meta é um resultado a ser conseguido através do investimento de energia útil e possível das pessoas envolvidas. Geralmente ela é representada por um número. Se não pode ser acompanhada e mensurada, este é um indicativo de que é somente uma ideia subjetiva. A condição obrigatória de existência de uma meta é a objetividade. E tudo o que é objetivo permite que seja medido.

Frases bonitas não são metas. Uma orientação quantitativa, sim. Exemplo: satisfazer clientes é uma diretriz importante, porém não é uma meta. Já diminuir em 50% o número de reclamações é uma meta objetiva.

Meta requer foco dia a dia. Portanto, não espere quinze dias para fazer uma avaliação. O início do período é quando a conversão das ações deve ser analisada para que se conheçam as perspectivas reais e se efetuem correções necessárias.

Outro detalhe fundamental: não se contente com menos. Uma vez que a meta seja possível, nada de revê-la para baixo só porque o pessoal acha isto. Só abrande uma meta quando surgirem situações fora do controle da empresa ou do pessoal.

Uma meta é um lugar claro aonde se deseja chegar. Sem ela não se vai a lugar algum. Pior do que isto, porém, é querer chegar a um lugar impossível, pertinente ao mundo dos sonhos.
______________________


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473