3 de mar. de 2009

O CONCEITO DE "VANTAGEM COMPETITIVA"

ABRAHAM SHAPIRO

Eu dava um treinamento a um grupo de colaboradores de uma empresa, quando um deles levantou o braço e fez-me uma pergunta: "Professor Shapiro, o senhor poderia nos dizer o que é vantagem competitiva? Eu ouço isto muitas vezes, mas não sei bem o que é".

Perguntei o nome do rapaz. "Luiz Cláudio", ele respondeu. Eu o parabenizei pela boa educação e também pela coragem. Fazer uma pergunta dessas no Brasil requer bravura e brio já que, somos de uma cultura onde pouquíssimos sabem alguma coisa concretamente e muitos só fingem que sabe. É como meu avô dizia: "Calado, até um asno passa por sábio".

Minha resposta: "No ambiente empresarial de hoje, surge competição quando outras organizações tentam fazer o que sua empresa faz, só que melhor. Você cria vantagem quando pode fazer algo que seus competidores acham difícil copiar. A vantagem competitiva á ainda mais garantida quando os concorrentes não conseguem copiar absolutamente nada da especialidade de sua empresa".

Cá entre nós, um comentário importante. Existem sólidas evidências advindas de pesquisas de que uma fonte particularmente rica de vantagem competitiva encontra-se nas pessoas que constituem a organização. Portanto, uma das maneiras mais eficazes de garantir vantagem competitiva é aproveitar ao máximo o conhecimento, habilidades e outros predicados dos colaboradores da empresa. Nenhuma outra tem o mesmo pessoal. Teoricamente, nenhuma outra pode copiar a gama de produtos e serviços feitos pelas capacidades específicas dos membros dessa empresa.

O problema é que isto é teoria. Na prática, ainda depende de várias condições de contorno como: ambiente, relacionamentos, capacidade de gerenciamento, liderança e tantos outros. Estes fatores influenciam diretamente a criatividade e o comprometimento dos funcionários a ponto deles fazerem o que fazem com amor, e não com o ódio com que tantos funcionários se arrastam aos seus postos de trabalho. Logo, um gerente mal formado e centralizador, um patrão aproveitador ou medíocre fazem toda diferença.

Só não posso deixar de lado - e não deixarei - um aspecto tão decisivo quanto todos estes juntos: a educação e a natureza do funcionário. O Luiz Cláudio, por exemplo, representa, sem dúvida, uma vantagem competitiva para a sua empresa. Com sua sinceridade e interesse em aprender, ele poderá tornar-se uma vantagem competitiva. Ele não tem envergonha de perguntar, o que já é grande. Quanto aos demais ali presentes, nem Freud saberia desvendar o significado de seus modos apáticos e incógnitos por tudo o que se transcorria naquele evento, aliás, patrocinado pela empresa para desenvolvimento de seu pessoal.

Gente que não valoriza o que se lhe dá, não sabe o valor daquilo que ganha. Pobres seres pobres!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473