16 de mar. de 2009

NÃO DEIXE CAIR O VALOR DE SUA MARCA

ABRAHAM SHAPIRO

Os sinais da economia emitidos pelos países ricos vão de mal a pior. Na virada de fevereiro isto ficou mais claro com o anúncio do PIB brasileiro do quarto trimestre de 2008. Mas ainda não é, como falam por aí, a maior crise da história.

A grande crise ainda foi a dos anos 80, 81 e 82. Naquela ocasião, os Estados Unidos enfrentaram uma recessão de 4% ao ano, com inflação de 14%, juros de 21% e desemprego de 11%. O mundo todo pagou caro.

A força daquele triênio foi tanta, que nos livros de história os anos 80 se chamam: A DÉCADA PERDIDA. O Brasil entrou em moratória junto de outros 34 países.

Na crise atual, ninguém ainda ouviu falar em moratória.

Mas o importante para a empresa continua sendo: maximizar a posição do caixa, controlar o capital de giro e fortalecer o balanço. Ou seja: cortar custos, administrar a receita de modo agressivo e agarrar oportunidades, pois, só isso vai diferenciar a organização.

Aqui vai um lembrete: se você interrompeu seus investimentos em propaganda, abra os olhos para os seus concorrentes. Eles já estão ocupando os espaços que você deixou aberto. A propaganda é o primeiro. Confira, e em seguida, mude sua tática.

O marketing mostra que você não deve pautar medidas que comprometam o valor de sua marca. Aposte neste princípio e continue no páreo. Sair fora, a essas alturas do jogo, significa ter que se contentar com os farelos de um bolo que se come em grandes fatias !
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473