20 de mar. de 2009

HÁBITOS, MODA E FELICIDADE

ABRAHAM SHAPIRO

A moda “pega”. Todos sabem. Mas a ciência está olhando para isso há muito pouco tempo.

Você sabia que a moda, assim como os julgamentos sobre o cigarro, a obesidade, a beleza, a política e outras situações se propagam através das redes sociais? Interessante, os comportamentos também seguem o mesmo mecanismo.

Esta semana, dois estudiosos descobriram algo fabuloso. Você poderá estranhar. Eles comprovaram cientificamente que se você tiver amigos que sejam felizes, suas chances de sentir-se feliz são até 15% maiores do que o normal. Traduzindo: é mais fácil ser feliz quando se tem a companhia de gente feliz.

Isto pode parecer óbvio ao senso comum, mas volto a dizer, só agora a ciência está conhecendo como isto funciona.

Quais as implicações disso para empresas? O contato de um laboratório farmacêutico com médicos poderá ser mais eficaz se explorada a tendência desses profissionais a serem influenciados por outros médicos aos quais estão ligados, por exemplo.

No caso de iniciativas de segurança no trabalho, saber que uma pessoa que adota práticas mais seguras influencia as demais pode ser muito útil.

Campanhas de estímulo ao consumo ou à adoção de comportamentos coletivos – como o combate aos focos de mosquitos que causam a dengue, por exemplo – podem ser mais eficazes se mostrar pessoas importantes e influentes aderindo à campanha do que apenas as frases de conscientização dos benefícios, como se faz hoje.

É isto! Se felicidade pega assim como a moda, imagine como pode fazer diferença na estratégia de uma empresa explorar a influência que cada grupo de clientes exerce sobre outros.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473