19 de mar. de 2009

SE VAI MAL, DEPENDE DE VOCÊ

ABRAHAM SHAPIRO

Recebi o e-mail de um vendedor cujo nome vou manter em sigilo. Veja o que ele expõe:

- “Minha empresa não quer comprar um laptop para mim. Penso em sair, pois, sinto-me desvalorizado. Acho que eles deveriam me considerar mais. O que devo fazer?”

A resposta:

Caro amigo,

O lado patético do cenário que você expõe é ver você choramingando. Não cai bem a um vendedor de verdade.

Hoje você chora para mim. Mas imagino que você deva choramingar para outras pessoas de sua empresa e para o seu chefe. Temo que você o faça até para clientes. Perdoe-me a franqueza, mas você é literalmente um chorão.

O que você deve fazer?

Primeiramente, muito cuidado. Antes de sair deste emprego, você poderá acabar demitido. E não está fácil recolocar-se. Caso isto aconteça, o motivo será sua queixa pessoal, e não um problema real. O mais horroroso, porém, é continuar choramingando.

Você reclama de que não lhe compram um laptop. A verdade é outra. Você é que não está disposto a investir em si mesmo. Onde quer que você vá, esta situação vai se repetir.

Aliás, devo dizer que a pior coisa é lhe comprarem um laptop, pois, se o fizerem, você não vai aprender a lição de que tanto necessita para ser um profissional maduro.

Seu sucesso é responsabilidade sua. E suas ferramentas de vendas também. Vá à loja de informática mais próxima e compre um laptop. Sacrifique-se, esforce-se o quanto puder, mas tenha diante de si a visão clara e sólida de que você pode fazer isto. Você é capaz? Então invista na pessoa mais importante do mundo: Você. Verbalize em voz alta: 'Eu mereço porque sou um bom profissional!'

As empresas buscam um perfil diferenciado de vendedor, ou seja, pessoas ousadas, fortes e corajosas, que saibam - acima de tudo - resolver problemas. Você mal sabe resolver um incômodo particular! Ninguém quer gente que perde tempo com reclamações e besteiras sem sentido. Profissionais sérios não dissipam energia importante para o trabalho, mas concentram suas forças em buscar resultados.

Portanto, vai aqui o meu conselho: que tal parar de choramingar e começar a vencer?

Um abraço.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473