9 de mar. de 2009

UM MUNDO PREVISÍVEL E CHATO

ABRAHAM SHAPIRO

Um dos meus esportes prediletos atualmente é prever como as pessoas agirão.

Homem algum é previsível em sua essência. As possibilidades de suas ações são potencialmente infinitas. Mas potencial é algo latente. Quebrar a dormência de um potencial exige esforço e bravura.

O que, portanto, torna um ser humano previsível? Ele próprio! Seu aprisionamento começa pela negação do livre-arbítrio em favor de uma idéia a que ele se submete. É como um indivíduo que abre um atalho numa floresta a golpes de foice e quando chega a um lugar qualquer julga ser este o seu destino e convence-se de ser esta é a única alternativa para aí chegar.

Será este o “seu lugar”? E há apenas este caminho?

Assim, gerentes que sonharam em ser líderes ficaram viciados no comodismo de sua rotina e ficaram enterrados para sempre na decadência de suas carreiras.

Jovens e talentosos vendedores apegaram-se ao conforto do ganho fixo e, por esta via, trocaram prosperidade por pobreza.

Chefes se apegaram a crenças fracassadas por medo de verem reveladas suas táticas à concorrência e nunca se deram conta de que, inovando, estariam à frente.

O sucesso está em surpreender. E surpreende-se por meio de um julgamento admirável e inesperado, ou uma decisão espontânea e maravilhosa. Todavia, a surpresa não está somente no domínio da genialidade. Ela é amplamente mais encontrada entre as pessoas criativos. Mas acontece que, nos dias de hoje, não há nada de que se careça mais entre os homens do que exatamente isto, a criatividade.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473