25 de mar. de 2009

POR OCASIÃO DO CENTENÁRIO DE "A ORIGEM DAS ESPÉCIES", DE CHARLES DARWIN

ABRAHAM SHAPIRO

Recebi o texto abaixo do querido amigo Ricardo R. Baggio, profissional da área de Recursos Humanos, em Londrina, Pr, concernente à Teoria da Evolução de Charles Darwin que, neste ano, completa um século no mundo científico.

"A revista Veja de 24 de Maio de 2006 traz um artigo sobre os olhos afirmando o seguinte:

O olho tem uma estrutura tão engenhosa que é usada por correntes religiosas como argumento contra a teoria da evolução de Charles Darwin. Os adeptos do criacionismo consideram que um órgão composto por várias partes que funcionam de forma tão sincronizada só possa ser produto divino.

A visão é resultado de um complexo jogo mecânico em que a córnea e o cristalino desviam os raios luminosos que chegam ao olho para centralizá-los sobre a retina. Na retaguarda, vários músculos atuam em conjunto, estimulados por nervos cranianos, para mover os olhos em todas as direções.

Parece que não somente os criacionistas se sentem incomodados em aceitar que os olhos são produtos da evolução. Darwin também se sentiu. O Dr. Richard E. Leakey afirma em sua introdução do livro de Charles Darwin, A Origem das Espécies:

'Darwin confessou, em 1860, ao naturalista americano Asa Gray que o olho lhe provocava arrepios, mas quando ele pensava nas ótimas graduações conhecidas, a razão lhe dizia para dominar o arrepio' (LEAKEY, 1996, pág. 20)."


Obrigado pela valorosa contribuição, Ricardo. Faz pensar.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473