30 de mar. de 2009

O EXERCÍCIO DE SER COERENTE

ABRAHAM SHAPIRO

Harmonia e conexão entre idéias, agir de modo concordante com as crenças, são exemplos de uma virtude chamada coerência.

Ser coerente é de crucial importância para a liderança. No entanto, a vida moderna exige tamanha volubilidade e adaptação das pessoas a vários ambientes e situações diferentes que a necessidade de desempenhar vários papéis facilita o despertar de múltiplas identidades. Isto chega ao ponto do indivíduo ter uma identidade junto à família, outra com os colegas de trabalho, outra com os seus subordinados, outra no que concerne à religião, e assim por diante.

Você consegue manter a mesma identidade em todas as horas de cada dia?

Não se trata de idade ou maturidade, mas de como estamos conduzindo a nossa relação pessoal com a avalanche de novos conceitos introduzidos ao longo das últimas décadas. E não é só. Quantas mudanças políticas e sociais uma pessoa de trinta a quarenta anos já viveu? Manter a coerência diante de tantas transformações é realmente difícil.

Na prática, a coerência é desenvolvida a partir do autocontrole, o que requer disciplina. Alguém pega a nossa vaga no estacionamento e, ao invés de partir para cima dele e fazer o que manda nosso instinto, suprimimos este sentimento em função de nossos princípios.

Como vemos, ter bons princípios não é bastante. É a atitude de colocá-los em prática que nos faz coerentes.

Ser coerente é uma “moto perpétuo” de vigilância e exercício. É como desenvolver músculos. Boa vontade, apenas, fará muito pouco. Mas coragem e persistência – nas quatro estações, de noite e de dia, sendo rico ou pobre – isto sim é que faz uma vida coerente.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473