1 de jul. de 2008

O SUCESSO DE UMA IDÉIA ESTÁ NO MODO DE APRESENTÁ-LA

ABRAHAM SHAPIRO

Havia um cego sentado numa calçada em Paris, com um boné a seus pés e uma folha de papel com os seguintes dizeres: "Por favor, ajude-me, sou cego".

Um jovem de bom coração parou, viu umas poucas moedas no boné e colocou mais algumas. Sem pedir licença, pegou a folha de papel, virou-a para o lado em branco, escreveu alguma coisa e foi embora.

Mais tarde o jovem passou novamente em frente ao cego. Agora, o seu boné estava cheio de moedas. O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele quem reescreveu seu cartaz, querendo saber o que havia escrito ali. O jovem respondeu:
- Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras. Sorriu e continuou seu caminho.

O cego nunca soube, mas seu novo cartaz dizia: "Hoje é Primavera em Paris e eu não posso vê-la".

Toda e qualquer ideia tem sempre múltiplas formas de ser exposta. Dependendo de como for apresentada, terá muitos ou pouco adeptos. Muitas vezes, nenhum, infelizmente.

Em quase todos os casos não é só a própria idéia que produz resultados. Mas a maneira de falar sobre ela. A história de uma vida, por exemplo, pode deixar os ouvintes entediados se contada de modo medíocre. De maneira vitoriosa e brilhante, levará os expectadores ao aplauso e a divulgá-la a outros.

Tudo é o modo de falar. Com as palavras certas, sempre conseguimos o que desejamos!

VISÃO PRÁTICA: Que tal você fazer um exercício de expressar de várias formas diferentes a mesma frase, idéia ou a descrição de um objeto ou plano? Caso você tenha dificuldade de falar a respeito, escreva. Depois, tente uma nova versão - com outras palavras. Porém, deixe como etapa final falar utilizando tons de voz diferente - ora mais agressivo, ora mais suave, ora mais assertivo e direto etc. Este treinamento lhe proporcionará desenvolver a fabulosa habilidade de recontextualizar sua expressão verbal, além de instigar maior velocidade de pensamento.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473