23 de jul de 2008

MAURÍCIO - O BONZÃO DO MARKETING

ABRAHAM SHAPIRO

O Maurício fazia pressão sobre seu gerente para sair em busca de clientes. A sorveteria estava esvaziando. O gerente sugeria uma campanha de divulgação, talvez algum brinde que atraísse pessoas novas e principalmente aquelas que já não retornavam mais.

Maurício – metido a conhecer o mercado de sorvetes como ninguém – ridicularizava o gerente afirmando que, qualquer negócio que precisar dar coisas para chamar clientes, estará falido.

Pois bem. O gerente foi desligado por incompetência e o Maurício teve, enfim, de assumir a direção da empresa. Sabe o que ele fez para melhorar o movimento? Uma grande divulgação por rádio, outdoor e por mala-direta. Com um detalhe curioso: lá estão o brindes de que o gerente tanto falava.

Maurício? O que há? Você está quebrando?

Se o seu negócio precisa de ajustes, não há mal nenhum nisso. Faça o que for preciso. Mas em tudo o que fizer seja comedido e prudente.

Comedido para não cair em desespero e dar mais benefícios do que é possível. Quando a esmola é demais o santo desconfia.

Deixe claro os objetivos da promoção e como ela irá funcionar. Não se esqueça do PRAZO DE VALIDADE, senão os clientes só consumirão quando tiver benefícios.

Um último lembrete: Maurício, seja mais humilde, rapaz. Admita que você não é o gênio do marketing que sempre pensou. Continue estudando. A concorrência é brava, portanto, cuide de sua sorveteria. Como qualquer outro negócio, ela pode quebrar, mesmo que você se ache o poderoso bonzão.
_____________________________

Abraham Shapiro é consultor de líderes de negócios, palestrante e conselheiro de alta gerência. Atua nos bastidores de renomadas empresas do país. Seu foco está voltado para o desenvolvimento de times de vendas com estratégia no desenvolvimento pessoal dos membros da equipe e em Value Creation Sale (Venda com Criação de Valor, a chamada 4a. Geração da Venda). Contatos: shapiro@shapiro.com.br