9 de jul. de 2008

SEJA GENTIL AO CORRIGIR

ABRAHAM SHAPIRO

Existem pessoas que têm prazer em achar defeitos nos outros. Elas o fazem ou por ter o problema do perfeccionismo, ou como forma de ganhar poder sobre os outros.

Ganhar poder é o desejo dos chefes e patrões que enxergam em sua própria imagem o Imperador César ou Napoleão Bonaparte. É uma doença grave. Seus sintomas são identificados quando seus portadores passam o dia utilizando sua posição hierárquica para pisarem nos subordinados e se auto-afirmarem em relação a virtudes que não possuem.

Indispensável dizer que chefes deste tipo são os verdadeiros e autênticos medíocres.

Quanto aos perfeccionistas, caso seja esta a sua situação e você deseja um tratamento, sugiro uma terapia que funciona sempre. Aprenda a ver o lado bom das pessoas. Se isto é difícil, desenvolva, ao menos, um senso de proporção. Comece aprendendo a fazer três elogios antes de qualquer crítica. Mas tem que ser elogios verdadeiros, senão, será adulação....e toda adulação é mentira.

Isto irá garantir à pessoa que lhe ouve que você tem boas intenções e uma genuína preocupação com ela. Assim, ela irá ouvir suas críticas sem ficar na defensiva e você irá manter a perspectiva correta da situação.

Seja gentil ao corrigir alguém. Grandes danos e sofrimentos podem ser causados através de críticas. Se você é feito de pedra, lembre-se que os outros são de carne e sangue... eles são normais, e têm sentimentos.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473