21 de jul. de 2008

O ATENDIMENTO PELA REGRA DE OURO

ABRAHAM SHAPIRO

Palavra dada é compromisso assumido. Isto parece óbvio para muitas pessoas. Mas justamente para quem devia ter neste princípio a base para a sobrevivência, ele não é. E isso me deixa louco da vida porque eu é que pago o pato.

Precisei promover um curso, há poucos dias. Pedi a minha secretária que fizesse o levantamento de todos os melhores espaços e serviços para este fim na rede hoteleira da cidade. Vários hotéis assumiram o compromisso de remeter o orçamento solicitado no prazo de um ou dois dias, mas os principais acabaram levando até uma semana. Houve momentos em que duvidei que tivessem interesse.

Prestação de serviços exige agilidade. Cliente atendido com rapidez sente-se confortável e bem cuidado. Fica mais fácil persuadi-lo em relação às demais vantagens do processo, pois, ele imagina que tudo irá funcionar com a mesma velocidade e precisão. O contrário levanta suspeitas do tipo: “Será que são organizados?”; “Terão capacidade de atendimento à altura que necessito?”.

Atendimento não é bicho papão. É fácil. Basta pôr em prática a regra de ouro: “Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem a você”. Se você tem um negócio, realize isto e terá a alegria de ser prestigiado por muitos. Antes de tudo, porém, certifique-se de que você não é daquele tipo de pessoa que gosta de sofrer. Se você é mazoquista, por favor, dê logo o seu lugar a outro, especialmente quando o cliente for eu. Desde já fica aqui o meu agradecimento.
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Abraham Shapiro é consultor de líderes de negócios, palestrante e conselheiro de alta gerência. Atua nos bastidores de renomadas empresas do país. Seu foco está voltado para o desenvolvimento de times de vendas com estratégia no desenvolvimento pessoal dos membros da equipe e em Value Creation Sale (Venda com Criação de Valor, a chamada 4a. Geração da Venda). Contatos: shapiro@shapiro.com.br