2 de jul. de 2008

A SACOLA DE MAÇÃS

De volta das férias, todos os alunos estavam descansados e alegres. Aproveitando o astral da turma, o professor resolveu ensinar algo significativo para a vida. Pediu a todos que trouxessem, no dia seguinte, uma sacola de plástico e dez maçãs.

Na manhã seguinte, lá estavam todos com suas sacolas e as frutas. O professor pediu, então, para cada aluno que separasse uma maçã para cada colega com quem tivesse discutido ou brigado no semestre anterior. Eles deveriam escrever o nome do desafeto nesta maçã e guardá-la dento da sacola. Depois ordenou a todos que, durante uma semana, andassem com aquela sacola de maçãs para onde quer que fossem.

Alguns alunos reclamaram que suas sacolas estavam pesadas. Outros, que incomodavam muito. O mais interessante, veio com o dia a dia: as maçãs começaram a apodrecer e o cheiro tornou a tarefa terrivelmente desagradável.

Ao final dos sete dias, com um odor terrível no ar e os alunos de braços cansados, o professor, então, resolveu explicar o significado de tudo aquilo:

- Queridos alunos! Eu quis que vocês aprendessem duas coisas. Primeira. Tendo que carregar a sacola de maçãs para todos os lugares aonde iam, vocês tiveram de se concentrar nessa tarefa e deixaram de notar coisas mais importantes ao seu redor. Segundo. No princípio, as maçãs pareciam belas e importantes. Com o passar dos dias, o mau cheiro acabou com esta impressão! As maçãs nas quais vocês escreveram o nome de colegas com quem discutiram no semestre passado, pareciam bonitas e gostosas no primeiro dia. Assim é uma discussão. De início, parece importante a ponto de valer a pena guardar as mágoas que dela resultam. Mas, quando o tempo passa, o ‘mau cheiro’ vai aumentando, e o custo de carregá-las conosco acaba sendo alto demais. Incomoda. Agora, meninos, entendam de uma vez por todas. Não vale a pena carregar as ‘maçãs’ de discussões, broncas, mágoas, fofocas, discórdias e desentendimentos. Perdoar o colega, ou quem quer que seja, e abandonar a má vontade em relação aos outros é a única forma de você se livrar definitivamente do peso das maçãs podres e desagradáveis da vida!