20 de jun. de 2008

PROPAGANDA DE CONSULTORIA

ABRAHAM SHAPIRO

A ouvinte Clara Mendonça Miller mandou-me um e-mail no qual diz ter ouvido no rádio uma propaganda de uma consultoria de vendas. Comenta ela que o fulano afirma que vendedores precisam de inspiração para fazer bons negócios.

“Tudo bem” – a Clara completou. “Mas o que é esse negócio de inspiração? Como é que a gente consegue isso? É algum tipo de ginástica? Ou é um curso?”

Bem, Clara, em primeiro lugar: parabéns por ser sincera e declarar que você não sabe uma coisa que muita gente também não sabe, mas finge saber.

Em segundo: propaganda de consultoria em rádio é algo que deixa qualquer um ressabiado, não só você. Será que ele é um consultor mesmo? No Brasil e em muitos outros países, as consultorias sérias e verdadeiras não fazem propaganda em rádio ou televisão.

Em terceiro lugar: seja lá o que se indique a uma pessoa como solução para um determinado tipo de problema ou até mesmo um conselho que se dê, é importantíssimo conceituar, isto é, dar uma definição para que as pessoas interessadas tenham condições de pôr em prática.

A verdade é que os bons profissionais não precisam de propaganda. Seus clientes satisfeitos fazem isto por eles.

Se você tivesse que passar por uma cirurgia cardíaca, você buscaria um médico num catálogo de anúncios ou a indicação de um paciente que conseguiu bons resultados com ele?

Pois então, saiba que consultoria também é assim. Conheça os resultados e não ligue para beleza, voz impostada e outros alardes fáceis de fazer com bá-blá-blá e música bonita de fundo.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473