23 de jun. de 2008

IDADE E RESPEITO

ABRAHAM SHAPIRO

Era outono. Os índios de uma tribo do norte perguntaram ao seu novo chefe se o inverno seria rigoroso ou brando. Sendo novato, ele não dera atenção para os antigos segredos de seu povo, por isso não sabia responder. Mas evitando complicações, preferiu ser cauteloso declarando que o inverno seria gelado e que todos os homens, mulheres e crianças deveriam começar a recolher lenha.

Sendo prático e atido à modernidade, o chefe teve a brilhante ideia de ir até a cabine telefônica mais próxima e ligar para o Serviço de Meteorologia perguntando como seria a próximo inverno. O meteorologista de plantão lhe respondeu:

- “Parece que vai ser muito frio”.

O chefe então dirige-se à tribo e anuncia:

- “Recolham muita lenha, porque, devemos estar preparados!”

Passada uma semana, novamente ele liga para a Meteorologia e pergunta de novo sobre como será o inverno,

- “Sim, será muito frio”, foi a resposta.

O chefe volta à tribo e reforça:

- “Recolham lenha e qualquer pedaço de madeira que encontrarem!”

Duas semanas depois, ele liga pela terceira vez à Meteorologia:

- “Você tem certeza que o inverno será muito frio?”

- “Sim, senhor, será um dos invernos mais frios do século”.

- “Como você pode estar tão seguro?”, perguntou o chefe.

E o homem do tempo respondeu:

- “É que nunca vimos os índios recolhendo tanta madeira na floresta como neste ano. E eles detêm a sabedoria milenar de prever estações!”


Um novato que despreza a experiência dos antigos pode pagar caro por isso. O sucesso está garantido para aquele que aprende com tudo, com todos e respeita os princípios dos mais sábios. Só assim, ele será verdadeiramente honrado, independentemente de sua idade.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473