16 de jun. de 2008

CONSCIÊNCIA, VIDA E SUCESSO

ABRAHAM SHAPIRO

Você está em seu carro, dirigindo tranqüilo. Olha para os lados, mantém a velocidade e observa coisas que chamam a atenção. Subitamente, o veículo a sua frente freia. Sem tempo de resposta, seu carro bate na traseira dele. Você e o outro motorista descem e constatam que não houve dano material. Cumprimentam-se com cortesia. Foi só um susto.

No entanto, uma mudança vai acontecer a partir de então. Você vai ficar mais atento e cuidadoso, mais "ligado". Não vai mais prestar atenção ao que, antes concorria com o fluxo do trânsito. Por isso, deste momento em diante, suas chances de provocar um acidente são muito baixas, próximas de zero.

O que aconteceu? Aquele pequeno choque que você causou noutro carro, multiplicou a consciência de seu papel como motorista. Agora, você está concentrado ao ponto que sempre devia estar desde que saiu de sua garagem.

Mas por quanto tempo você permanecerá assim? Até que aquele nível de autoconfiança anterior volte, e você considere os deveres no trânsito algo natural, algo que não merece ter consciência permanente e concentrada.

Por que somos assim?

Por que chegamos à quase total perda de consciência sobre quem somos quando tudo vai bem? Isto se dá na maior parte do tempo.

Por que só assumimos compromisso sério com as causas da vida quando estamos à beira do abismo ou da perda de algo valioso?

Não estará por trás deste comportamento o grande segredo do sucesso? Ter consciência permanente de nossos papéis? - dos resultados que devemos alcançar como indivíduos sociais e inteligentes?

Uma das definições de morte é a "perda de consciência". Se desejarmos a vida e continuarmos vivos, devemos lembrar que, mais do que apenas lutar pelo pão de cada dia, é preciso não esquecer de quem somos e do que, de fato, temos a fazer agora e aqui!
_________________________________


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473