12 de jul. de 2007

VOCÊ LIDERA PELA TEORIA X OU TEORIA Y?

ABRAHAM SHAPIRO

Rui era um desastre no relacionamento com funcionários. Ele praticava a Teoria X.

Douglas McGregor foi um estudioso que reuniu as premissas – ou principais pensamentos pré-concebidos – que os líderes levam em conta nas suas decisões e dividiu-os em dois grupos aos quais chamou de Teoria X e Teoria Y.

Os líderes que se orientam pela Teoria X atribuem às pessoas a imagem de que são preguiçosas, insensíveis, evitam o trabalho, detestam responsabilidade e só buscam segurança na vida.

Já, pela Teoria Y ocorre o contrário. Eles vêem as pessoas como esforçadas, têm gosto de trabalhar, procuram e aceitam desafios, são responsáveis, podem ser automotivadas , criativas e competentes.

Rui enfrentava uma rotatividade de 80% de funcionários ao ano. Enquanto o mundo inteiro remunera os empregados por resultados positivos, Rui descontava do salário de seus colaboradores os erros e falhas de todos.

O dia do pagamento era uma data mensal de tristeza e revolta para todos. O gerente tornou-se especialista em dar desculpas, conter ânimos e renovar esperanças no próximo mês. Os valores pagos nunca eram claros. Ninguém tinha uma explicação precisa porque estava recebendo cada vez menos que o combinado. A tropa desfalecia e “tirava o time de campo”.

Um dia, no entanto, o Rui foi obrigado a mudar. Teve que optar entre ser um patrão mais humano a ver seus negócios arruinados. Seus funcionários estavam transferindo aos seus clientes o mau trato que recebiam do patrão. O fluxo negativo do caixa passou a ser freqüente e Rui teve medo de quebrar.

Só então ele entendeu que o sucesso de uma empresa depende de duas coisas: Capital e capital. O primeiro é o Capital Financeiro. O segundo, e mais importante, é o Capital humano.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473