10 de jul. de 2007

"DINHEIRO DE PINGA"

ABRAHAM SHAPIRO

Uma cultura nacional com péssimas conseqüências psicológicas nas pessoas e nas empresas é o famoso e conhecido “dinheiro de pinga”, nome que popularmente se dá para pequenas somas monetárias.

A título de “dinheiro de pinga” muita gente se torna compulsiva em gastar. No entanto, na hora de fazer contas, a soma pode arruinar a economia pessoal, familiar ou da empresa.

Em países castigados por guerras ou penúria nacional, a consciência da poupança e o hábito do cofrinho desempenham um papel importantíssimo sobre o empreendedorismo e a formação de riquezas. Bem diferente do que ocorre com os brasileiros, acostumados à falsa idéia de fartura garantida para todos e ao desprezo a negócios de pequeno valor.

É comum os empresários darem mais importância aos grandes orçamentos do que aos pequenos. Eles se esquecem de que lucro não é questão de valor absoluto, mas de velocidade de ganho. Empresas gigantescas crescem com margem de lucro de décimos de centavos por unidade de produto vendido. Mas elas suam sangue até atingirem vendas em larga escala e com alto giro.

Será que você não está precisando mudar sua visão pessoal sobre pequenos gastos? Faça uma reflexão a respeito.

Analise melhor os pequenos negócios. Eles podem valer muito mais do que se imagina. A lógica ensina que um “pinga-pinga” sem parar é melhor do que “uma bolada” de vez em quando.

Os antigos já diziam uma bela sabedoria: “Você ganha o dinheiro que não gasta” e “É de grão em grão que a galinha enche o papo”.

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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473