14 de jul. de 2007

A PROFISSÃO DE VENDAS - PARTE 1

ABRAHAM SHAPIRO

Francisco, um vendedor ambulante, bate na porta de uma casa. A senhora aparece e ele diz:
- Boa tarde. A senhora se interessa por uma apólice de seguros?
- Não, já tenho uma – responde a dona de casa.
- E a Enciclopédia Britânica com nova encadernação?
- Não, senhor, muito obrigada. Com licença...
Mas ele insiste:
- Que tal um aparelho de som 3 em 1?
- Olhe, moço, estou muito ocupada.
Então o vendedor propõe:
- Para se ver livre de mim, a senhora compraria um sabonete?
- Tudo bem, compro até dois!
- Obrigado, madame. É isso mesmo que eu vendo! Aqui estão seus dois sabonetes. São cinco reais.

Não é preciso repetir aqui que venda é uma arte. Mas ao contrário do que muitos pensam, vender não é um dom divino e nem uma característica genética. É possível aprender a vender. Aliás, a carreira de vendedor é maravilhosa quando levada a sério. A chave para a sua plenitude e benefícios está em tomar tempo para o crescimento pessoal, pois, não existe quebra-galhos em vendas e muito menos sorte, apenas.

Hoje existem cursos universitários com foco em Gestão de Vendas. O que é preciso além disso? Bem, para os interessados fica, sempre, a parte mais difícil: estudo, conhecer casos de sucesso, esforço e inteligência para processar com sabedoria cada situação que irá enfrentar.

Venda é carreira. Precisa ter começo e orientação. Estudos de Comportamento humano, negociação, técnicas de diagnósticos, pré-venda, pós-venda, e muitos outros temas constituem a formação de um vendedor profissional, isso sim, quando levado a sério, traz ao profissional de vendas os maiores proventos que se pode imaginar sob a forma de ganhos, lucros, realização pessoal, social, etc.

Na verdade, todos deveríamos ter interesse por vendas, pois, isso é o que todos fazemos a maior parte de nossa vida. Vendemos idéias, imagem pessoal e muito, muito mais.

Se você deseja saber mais sobre esta ciência maravilhosa, assista ao filme "DE PORTA EM PORTA", que se encontra em qualquer vídeo locadora. Terei prazer em receber seu e-mail contando o que achou (profissaoatitude@gmail.com).

A partir de hoje, ao invés de pensar que o vendedor é aquele que já nasce vendedor, pense diferente. Na verdade, quem opta por tornar-se um verdadeiro vendedor, vai, sim, morrer vendedor. E será enormemente realizado nesta carreira!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473