2 de jul. de 2007

DERROTADOS E DERROTISTAS

ABRAHAM SHAPIRO

Tenho um amigo que coleciona frases. Não citações de gente famosa. Ele junta expressões típicas de pessoas derrotistas.

Segundo a Programação Neuro Lingüística, e meu ilustre amigo,  por mera coincidência, um sujeito derrotista, ou que se sinta assim, terá a tendência sistemática de adotar atitudes derrotistas. E ele não perde tempo. Irá divulgar o que pensa a qualquer um, a toda hora, e onde quer que esteja.

Eis, a seguir, algumas preciosidades da inusitada coleção.

Funcionários derrotistas dizem:

“Já deu a minha hora. Eu saio às 17h30m e faltam quinze minutos. Não faço mais nada”;

“O que você está me pedindo não é minha obrigação. Eu não ganho para fazer isto!”;

“Treinamento de novo? Eu já sei bem a minha função!”

Estudantes derrotistas:

"Estudar esta matéria? Ninguém usa isto na vida prática!";

"Eu não preciso ler livros. Passo o dia no MSN e no Facebook. Escrevo e leio o tempo todo";

“Eu vou para a balada mesmo! Depois que eu me formar faço uma pós e serei o diretor de uma grande empresa”.

Gerentes derrotistas, dizem:

“Clientes são todos iguais. Nunca estão satisfeitos. Um defeitinho de nada e eles já reclamam”;

“Nossos produtos são muito baratos para tanta exigência de qualidade.”,

“Consultores são todos iguais. Quero ver fazer o que eu faço!”

As frases a seguir você ouvirá da boca de vendedores derrotistas:

"Não adianta visitar este cliente. Ele não compra nesta época.";

"Eu tenho uma memória de elefante. Não preciso anotar.";

"Por esse preço, quem consegue vender?";

"Minha região é ruim. Não tenho como aumentar as vendas";

"O problema das minhas vendas é a fábrica que não me dá apoio e a concorrência que não larga do meu pé".

Quando um novo empreendimento está sendo implantado, por exemplo, o derrotista desejará vê-lo arruinado, pois  sua evindecia-se sua incompetência. Ele dirá: “Esse negócio não chegará a seis meses. Deviam ter-me dado o dinheiro que estão investindo. Eu usaria a metade e daria o restante de volta para eles. O prejuízo seria menor”. Ele é um velhaco destrutivo, pernicioso e incapaz, que se recusa até a conceder o benefício da dúvida. Por isso julga sumariamente, mesmo as coisas, pessoas e situações que desconhece. Sua prática  habitual é falar mal e depreciativamente. Ele nunca tem boas palavras em seus lábios.

Derrotismo é doença contagiosa. Identificar um derrotista é questão de vida ou morte para qualquer indivíduo que lute conscientemente para vencer na vida.

Como identificá-lo? Um derrotista ensandece frente às atitudes positivas. Ele rejeitará o sucesso de outrém assumindo um posicionamento de ataque maldoso. Sua língua será uma  arma, e  o verbo será  a munição. Mostrará inveja inflamada e ímpeto destrutivo contra qualquer esforço elevado.

Assim, meu  conselho não será de minha autoria, mas daquele amigo colecionador: “Faça a sua parte na erradicação do derrotismo. Ao identificar um transmissor, não espere. Fuja enquanto há tempo”.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473