11 de jul. de 2007

O QUE VOCÊ ANDA FALANDO NA EMPRESA?

ABRAHAM SHAPIRO

No mundo dos negócios existe uma confusão que precisa ser resolvida. Falar bonito ou usar palavras difíceis não é sinônimo de boa comunicação. As pessoas desejam e necessitam de clareza e não de belos discursos.

Uma das barreiras para se comunicar bem é o egoísmo e a vaidade.

Olhe este ótimo exemplo. Grande parte dos profissionais detesta reuniões porque sempre há alguém que fala sem parar e não diz nada de aproveitável. O tempo passa e a solução dos problemas não surge. Há, ainda, aqueles chefes tipicamente incompetentes que passam o tempo todo culpando outros pelos erros que eles mesmos cometem.

Há uma história interessante de onde se aprende valiosa lição. Dois vendedores viajantes entraram na mesma cidade. Um vendia jóias valiosas e o outro, simples bijuterias. Sabe em torno de quem a população se aglomerou? Do vendedor de bijuterias. E quase não deram bola para o comerciante de preciosidades. A razão é simples. Elas foram em busca daquilo que podiam comprar.

Lembre-se disso na hora de se comunicar.

Os funcionários são gente normal. Eles se interessarão por aquilo que são capazes de entender. Se você optar pela clareza, será mais fácil atingir os objetivos e, além de tudo, você vai descobrir que em dez ou quinze minutos consegue falar o que antes levava horas. E não se assuste se, na próxima reunião, ao invés de “ainda bem que acabou essa droga”, seus colaboradores perguntarem: “Chefe, quando será a próxima?”.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473