16 de jul. de 2007

A PSICOLOGIA POSITIVA E SEUS EFEITOS NOS NEGÓCIOS

SUSAN ANDREWS

A Psicologia Positiva, é uma área da psicologia que está mudando o paradigma quanto ao foco da terapia. Em vez de advogar o foco na patologia e na doença mental, miram-se as emoções positivas e as virtudes. Os defensores da abordagem da Psicologia Positiva estão focando nos pontos fortes, e não nos pontos fracos.

Um dos exemplos mais emblemáticos dessa ótica foi demonstrado por Thomas Edison, o gênio inventor e um inveterado otimista, pela forma como reagiu a um aparente grande infortúnio.

Numa noite de 1914, seu laboratório, que valia mais de US$ 2 milhões na época e não estava no seguro, começou a se incendiar, com todos os preciosos registros de Edison em seu interior. No auge do incêndio, enquanto os bombeiros tentavam apagar o fogo, Charles, filho de Edison, freneticamente procurava o pai, que tinha o hábito de trabalhar até tarde da noite. Aliviado, ele encontrou Edison fora do laboratório, fitando serenamente a cena. O semblante de seu pai refletia o brilho das chamas e seus cabelos grisalhos esvoaçavam ao sabor da leve brisa. Charles sentiu um aperto no coração vendo o pai, com 67 anos, testemunhar o trabalho de toda uma vida ser consumido pelas chamas até as cinzas.

Após horas em silêncio, Edison disse a seu filho: "Filho, existe um grande valor num desastre como este. Todos os nossos erros são queimados. Graças a Deus, agora podemos começar tudo de novo". E Edison, de fato, começou de novo. Até o incêndio ele tinha passado três anos tentando inventar o toca-discos. Três semanas após o desastre, ele conseguiu.

Lembre-se: se você acha que pode conseguir algo, ou acha que não pode conseguir algo, você sempre tem razão.


Susan Andrews é psicóloga