9 de jul. de 2007

DIPLOMA GARANTE EMPREGO?

ABRAHAM SHAPIRO

A jovem era formada em Jornalismo, Letras e já cursava uma pós-graduação. Mas ganhava um salário de R$ 500,00 e estava decepcionada.

O que está acontecendo com os diplomados? Além dos problemas em conseguirem emprego, dificilmente ganham mais do que pagaram mensalmente por sua faculdade.

As empresas procuram profissionais com visão, atitude e criatividade. Isso as faculdades não ensinam. Corre por conta dos alunos e a maioria deles não está disposta a suar para conquistar essas competências.

Outro dia, dirigi o processo de seleção profissional de uma empresa. Perguntei a um rapaz, formado em economia, sobre seus conhecimentos de matemática financeira. Ele respondeu: “Tive esta matéria na faculdade, mas não fui bem”. A outro, graduado em administração, pedi que definisse liderança com suas próprias palavras. Ele fez várias tentativas, mas não disse nada que sequer chegasse próximo.

A massa de formados brasileiros está despreparada. Confira os índices de aprovação nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil. Em geral, parece que os alunos não acreditam nos professores e detestam livros. Os que mais estudam, acham que algumas horas, na véspera das provas, são o bastante.

Se você é estudante e deseja ser um profissional, pare de adiar seu esforço para o futuro. Não pense em pós-graduação. Busque um estágio em sua área ao invés de festa todas as noites. Acima de tudo, estude. Leia revistas que exponham situações reais.

Se desde já você se comprometer com sua profissão, suas chances de chegar a ser alguém na vida começam a existir. Você nunca conseguirá ser amanhã o que você não luta para ser hoje.

Lembre-se, há somente dois tipos de universitários: os rápidos e os mortos. Se você ainda está “vivo”, opte por ser rápido.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473