24 de jul. de 2007

FALSAS LEMBRANÇAS EM MARKETING

ABRAHAM SHAPIRO

Dois pesquisadores norte-americanos fizeram uma importante experiência. Reuniram pessoas em um cinema e exibiram uma seqüência de filmes que continham fatos mentirosos. Um deles mostrava o Pernalonga posando em fotos com turistas na Disneylândia. Resultado: algum tempo depois, quase um terço dessas pessoas achavam que aqueles filmes eram verdade.

O ser humano tem uma facilidade incrível de criar memórias falsas. Observe como os idosos geralmente falam do passado como um tempo em que tudo era perfeito. Você acredita, mesmo, que seus avós amarravam cachorro com lingüiça? O que se passa com os idosos é que eles apagaram da memória tudo o que era ruim e só ficou o que eles mais gostavam, admiravam e lhes fazia bem.

Muitos políticos se aproveitam disso quando falam insistentemente sobre o que fizeram de bom no passado – mesmo que seja mentira. Eles sabem como a nossa memória funciona e jogam com isso.

A pesquisa feita por estes americanos comprova que as pessoas não questionam e nem checam informações. Simplesmente crêem. Você já ouviu falar de pessoas que acreditam em novelas e até agridem os artistas que fazem papel de vilão!

Tudo bem. Mas de que forma poderíamos usar as descobertas destes cientistas a nosso favor? Sugestão lucrativa para você: uma maneira excelente pode ser relembrando aos antigos e inativos clientes de sua empresa o quanto foi bom para eles fazerem negócio com você. Faça-os relembrar das coisas boas que você lhes proporcionou. Quem não é visto, não é lembrado. E em negócios, quem não é lembrado, está morto.

A propósito: o Pernalonga foi criado pela Warner Brothers. Por serem concorrentes ferrenhos, ele jamais seria visto na Disneyworld.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473