18 de ago. de 2014

TREINAMENTO

“Você pode não acreditar, mas há inúmeros empresários que se recusam a investir em treinamento de funcionário”

ABRAHAM SHAPIRO


Publicado na FOLHA DE LONDRINA, 18 de agosto de 2014 - Caso que chegou a mim através do Reinaldo Siqueira, diretor comercial da Dinamica Merchandising e meu cliente, cuja situação pode representar a realidade de muitas organizações. Trata-se da conversa entre dois diretores em que o diretor 1 diz:
- “O que você acha que acontece se investirmos em treinamento para os nossos colaboradores e eles nos deixarem para se empregar em outra empresa?”
E o diretor 2 lhe responde:
- “Não sei exatamente. Mas posso garantir que será muito pior se eles não forem treinados... e continuarem conosco!"
Gostou? Seja sincero e diga o que você realmente pensa sobre treinamentos.
Estou certo de que a sua resposta carrega convicções requintadas como: “É algo de que toda empresa necessita como o ar que se respira”, ou talvez: “Sem treinamentos negócio algum subsiste”.
Está certo. Aliás, certíssimo.
Você pode não acreditar, mas há inúmeros empresários que se recusam a investir em treinamento de funcionário por receio de que percam o investimento quando ele rescindir contrato e mudar-se de empresa.
Mas a questão de 1 milhão de dólares é: “Existe outra saída?”
Então... sejamos francos: ou você treina e habilita a sua mão de obra para responder ao atendimento e à prestação de serviços que o seu público espera, ou você não o faz e potencializa prejuízos letais com a perda de clientes ou pela detração e enfraquecimento da sua marca.
Não é isso o que você quer.
Largue mão de pensamento retrógrado e faça valer os seus talentos de empreendedor: treine, treine bem e treine muito. Marque positivamente a vida das pessoas que trabalham com você como: “o patrão que mais me ajudou a ser profissional”. Elas jamais esquecerão.
Além do mais, treinar é, de longe, melhor do que deixá-las criar seu próprio modo de atender – o que quase sempre resulta em desgraça!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473