20 de ago. de 2014

MUDANÇAS

ABRAHAM SHAPIRO

Quem percebe a diferença entre um dia e outro? A depender da estação, hoje o sol se porá um ou dois minutos mais cedo ou mais tarde que ontem. Dentro de algumas semanas o dia será mais comprido. Depois as noites é que serão mais longas.
Quem percebe o crescimento das unhas, dos fios da barba ou dos cabelos? A cada minuto eles crescem, mesmo que os nossos sentidos só o constatem após horas ou dias.
Apesar de tudo posto à nossa volta para ensinar uma gigantesca e monumental sabedoria, nós, humanos, impomos uma contradição tola à vida. E desastrosa também.  Quando se trata de comportamento, hábito, modo de vida ou competência pessoal, nós nutrimos expectativa de mudança radical e instantânea. Especialmente nos outros. Queremos teimosamente assistir a um espetáculo só comparável à água convertendo-se em vinho.
Ninguém muda assim! Aliás, nem deve, pois o risco de inconsistência e curto prazo de validade lhe inflige ruína.
Mudar é um processo difícil.
Tente responder: “A palavra mudança causa em você medo ou coragem?”
Nada se desenvolve sem mudanças. Quem não pode mudar de opinião não pode mudar nada. É incrível constatar que existem pessoas que esperam progredir sem que nada mude.
Mas é impossível! Você e eu precisamos mudar. É uma necessidade intrínseca. Além disso, a mudança é uma aliada da versatilidade, da flexibilidade e utilidade.
Quem nunca muda de ideia, nunca corrige seus erros.
Thomas Watson, o fundador da IBM, disse, certa vez: "Existe um mercado mundial para somente cinco computadores". Onde estaria a IBM, hoje, caso seu fundador não estivesse disposto a mudar de opinião?
Ao romper paradigmas e convenções de imediato surgem novas oportunidades. Justificar as próprias falhas e erros prova apenas que você não tem a intenção de abandoná-los.
Todo progresso deve-se àqueles que não se satisfazem em deixar tudo como está, deve-se  àqueles que não têm medo de mudar.
Guarde na melhor área das suas lembranças esta convicção: "A mudança não é uma inimiga; ela é  sua melhor parceira". Pense assim, e mais do que uma vida ajustada a seu tempo, você estará em estado de prontidão para o que der e vier.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473