ABRAHAM SHAPIRO
É fria. Fuja disso. Seja assertivo e
objetivo ao máximo.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Hoje vou lembrar alguns pontos
importantes para você não se confundir na gestão de pessoas da sua empresa.
- Quando o funcionário quer aumento de
salário, ele diz que está sem motivação.
- Quando o funcionário quer que o chefe não
cobre a superação das deficiências de seu desempenho, ele diz que está sem
motivação.
- Quando o funcionário quer que seu
superior não descubra falhas de qualidade na entrega de seus deveres junto
ao cliente, ele diz que está sem motivação
- Quando o funcionário não tem do que
reclamar, ele diz que está sem motivação
- Quando o funcionário não sabe claramente
o que tem a fazer, não foi adequadamente treinado, mas tem vergonha de
admitir que detesta treinamentos, ele diz que está sem motivação.
- Quando o funcionário sabe que haverá
corte de despesas e que alguém descobriu a sistemática de cálculo de um
benefício que ele já sabia estar errada, mas continuou a usufruir dela ao
bom e velho estilo “SE PASSAR, PASSOU”, ele diz que está sem motivação.
Definitivamente, não há como motivar
alguém de verdade através de meios externos: nem dinheiro, nem benefícios, nem
piadas ou palhaçadas. As pessoas se motivam do interior para o exterior. E elas
se motivarão somente quando permitirem. Quando não querem, nem um sinal nos
céus as fará.
De sua parte, faça o funcionário
saber que ele tem um contrato de trabalho com a sua empresa, o qual deve ser
cumprido à risca por ambas as partes. Exija isso! Pague-o devidamente e dê treinamentos
que esclareçam o que e como ele deve desempenhar seu trabalho com a qualidade
exigida.
Não traga sentimentalismo para dentro
da relação trabalhista. Não dê coisas esperando gratidão. O ser humano não é naturalmente
grato. E doações tendem a se tornar
direito adquirido.
Até hoje vi só uma coisa que se
equipara à desculpa da desmotivação de funcionários vagabundos: é o vendedor
que não vende e, por já ter dado todas as explicações possíveis por sua
inépcia, acusa a falta de folders, de material promocional e de propaganda como
culpada.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473